segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Xapuri fotografada

Muitas histórias, várias memórias

P8060011

A exposição Xapuri fotografada: Muitas histórias, várias memórias foi iniciada nesta segunda-feira (6) na praça Getúlio Vargas, no centro de Xapuri. Nesta terça-feira, a amostra estará na escola Divina Providência durante todo o dia. A iniciativa do evento é do historiador xapuriense Sérgio Roberto Gomes de Souza, que atualmente faz doutorado na Universidade de São Paulo (Usp). Ele vinha matutando há algum tempo a ideia de realizar a exposição.

“Esse vasto patrimônio de imagens foi desenvolvido, com muito esforço e ética, por pesquisadores ligados a Fundação Elias Mansour. Estão disponíveis. Venho matutando a certo tempo – desde que mantive com as fotografias o primeiro contato - se não valeria a pena montar uma exposição no município de Xapuri. Não que isso reconstruísse a história do município, mas que certamente iria fazer vir à tona uma multiplicidade de memórias. É só por isso, já valeria a pena”, disse ele em artigo que escreveu para este blog.

P8060008 

A exposição percorrerá vários locais da cidade durante esta semana, principalmente escolas. “Nosso principal alvo são os estudantes”, afirma Rubens Santana, o Rubinho, presidente da Associação Filhos e Amigos de Xapuri. Esteja onde estiver o acervo, vale a pena ver e rever a reunião de imagens que faz uma viagem por vários lugares e instantes de uma Xapuri tão distante no tempo, mas, ao mesmo tempo, tão próxima na imaginação de quem contempla as fotografias.

“As imagens falam por si mesmas”, diz Sérgio Roberto, citando o pensador Michael Löwy em A revolução fotografada (Boitempo, São Paulo, 2009): “As fotografias não podem substituir a historiografia, mas elas captam o que nenhum outro texto escrito pode transmitir: certos rostos, certos gestos, certas situações, certos movimentos.” Para ler na íntegra o artigo ao qual me refiro acima, basta dar um clique aqui.

Nenhum comentário: