terça-feira, 14 de agosto de 2012

Casa Branca

Reinaugurado na última sexta-feira (10) pela prefeitura de Xapuri, o prédio do Museu Casa Branca poderá, enfim, ser apresentado à população xapuriense como um espaço à altura de sua importância para a cultura e a história do município.

Erroneamente considerado como a Antiga Intendência Boliviana onde Juan de Dios Barrientos foi deposto por José Plácido de Castro e seus soldados seringueiros, em 6 de agosto de 1902, o prédio chegou a ser utilizado, na década de 1980 como boate.

O historiador Marcos Vinícius das Neves afirma que a ideia de se atribuir à Casa Branca uma identidade que ela nunca possuiu se converte em um verdadeiro estelionato histórico. E essa reposição da verdade, segundo ele, não prejudica o valor cultural que o patrimônio possui.

A Casa Branca foi construída para funcionar como hotel e restaurante, na primeira década do século XX. Um anúncio publicado no jornal Folha do Acre, no dia 29 de novembro de 1910 (veja aqui), corrobora as afirmações do historiador.

No entanto, a placa de tombamento da Casa Branca como Patrimônio Histórico Cultural de Xapuri, como base numa mentira histórica, continua fixada ao lado da porta de entrada do prédio a espera de que alguém crie coragem de retirá-la pelo bem da verdade.

[Imagem+17.12.08+016.jpg]

Com a recente reforma, o prédio recebeu uma estação digital dotada de 10 computadores e a reorganização do acervo da antiga Biblioteca Pública Municipal, que funcionava onde hoje está localizado o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No prédio também estão expostas peças que relembram a Revolução Acreana, a atividade do seringueiro e obras de artistas locais e de outros pontos do Acre. Lá também estão expostas, em quadros padronizados, fotografias de vários prefeitos xapurienses.

O Museu Casa Branca dispõe também de um auditório para cerca de 20 pessoas, onde são realizados eventos públicos e exibido o Cine Casa Branca. O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, nos horários de 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

A foto que ilustra o post é de Haroldo Sarkis, do blog Xapuri em Destaque.

Nenhum comentário: