sábado, 25 de agosto de 2012

Sim, é possível

P8250171

A imagem acima me chamou a atenção durante o arrastão da Frente Popular, na manhã deste sábado (25). Celso Paraná, candidato a vereador pelo PMDB na coligação Juntos para mudar, liderada pelo PSDB, permaneceu na frente de sua farmácia durante a passagem de petistas e  comunistas e cumprimentou o prefeito Bira Vasconcelos e o senador Jorge Viana.

A cena mostra que é perfeitamente possível se conviver pacífica e harmoniosamente mesmo com as diferenças políticas e ideológicas. Paraná e Bira possuem divergências. Estão em lados opostos de uma disputa que promete ser acirrada até o seu desfecho. Mas não se nota qualquer esforço para demonstrarem cordialidade, respeito e civilidade. Parabéns aos dois.

A respeito de alguns comentários recebidos via Facebook, advirto que a nota não trata do mérito da sinceridade de sentimentos, mas do pensamento de que é possível conviver de maneira civilizada mesmo diante das diferenças e divergências. Sei que Celso Paraná e Bira Vasconcelos não amigos íntimos, mas se respeitam.

Quanto à suposta falta de autenticidade no gesto, não me cabe fazer julgamento. Mas caso seja verossímil, é assim mesmo que convivemos em sociedade. Escancara-se os dentes em sorriso pela frente e mete-se a tesoura por trás. Com sinceridade ou não, devemos manter o nível exigido pelo bom convívio social e nos respeitarmos mutuamente.

Um comentário:

Carlos Augusto disse...

Raimari,

Cordialidade hein.... tá, só se Xapuri se tornar o melhor lugar pra se viver na amazonia rsrrs.
Aí é cobra engolindo cobra meu caro.