quarta-feira, 29 de agosto de 2012

D. Carmen Veloso transformou e ensinou

P8250149

Uma das quituteiras mais tradicionais de Xapuri, Dona Carmen Veloso (91) causou rebuliço no ano passado quando proferiu a célebre frase “Xapuri está uma merda”. No arrastão realizado pela Frente Popular de Xapuri no último sábado (25), ela recebeu o carinho do prefeito Bira Vasconcelos, candidato à reeleição, e do senador Jorge Viana, que veio ao município reforçar a campanha da coligação.

Da polêmica afirmação para cá, muita coisa aconteceu em Xapuri. A declaração carregada de simbolismo e passível de uma variedade de interpretações provocou fortes mudanças no comportamento e na dinâmica da cidade. A frase de dona Carmen Veloso, digna representante do povo mais sábio da cidade, deixou também um grande ensinamento.

A declaração da nonagenária, feita ao jornalista Altino Machado, suscitou um caloroso debate neste blog, que reproduziu a reportagem original. A discussão que se seguiu tirou dona Carmen do anonimato de sua modesta cozinha, localizada no centro antigo de Xapuri, para alçá-la à condição de celebridade daquele momento.

A frase mexeu com os brios de muita gente e fez com que uma onda de textos se derramassem sobre a caixa de mensagens do Xapuri Agora fazendo “bombar” o blog mais querido e ao mesmo tempo o mais detestado da cidade. Uns se queixavam do tom ranzinza da sábia senhora, outros tentavam explicar que sua manifestação falava por muitas bocas.

Sem ter, talvez, noção da repercussão que causaria, dona Carmen fez aquilo o que muita gente tem vontade, mas se furta por uma infinidade de razões: exercer o direito sagrado e constitucional de dizer o que pensa, o que acha e o que sente sobre a terra em que vive. E ensinou que democracia se faz assim mesmo: com opinião carregada de causa e sentimento.

É evidente que a frase de dona Carmen não deveria ter sido – como em muitos casos foi – levada ao pé da letra, tomada como ofensa ou crime de lesa pátria. Deveria ter sido ouvida, reouvida e compreendida na sua multiplicidade de significados. E terminou por ser, mesmo que posteriormente. O eco de sua afirmação promoveu mudanças de atitudes e se faz ouvir até hoje.

A moral da história é que não existe mudança que não parta do grito do povo. É inegável que hoje Xapuri está bem melhor que há um ano. Para que a cidade continue a evoluir é necessário que a população esteja atuando como protagonista, sendo ouvida nos seus anseios e fazendo valer a principal riqueza de que dispõe: sua própria gente.

Ao reproduzir numa simples frase o pensamento guardado no íntimo de muita gente, dona Carmen Veloso provocou transformações e mais uma vez ensinou que democracia se faz com participação. Do alto dos seus noventa e tantos anos de experiência de vida, mostrou que o povo não é bobo como muitos pensam. O povo é sábio, muito sábio.

Nenhum comentário: