sábado, 25 de agosto de 2012

“Canal do Ginásio Coberto”

P8240122

A população de Xapuri sonha com o dia em que a área por onde passa o esgoto a céu aberto que corta boa parte da zona urbana do município se transforme num parque, com ciclovia e pista para a prática de caminhadas, como aconteceu com o Canal da Maternidade, em Rio Branco.

O valão representa uma grande dor de cabeça para moradores e governantes municipais. Em toda a sua extensão é destino de toda a natureza de imundícies, lixo e esgotos domésticos, além de ser habitat de insetos e cobras venenosas. No período chuvoso provoca inundações em quintais, facilitando a ocorrência dos mais básicos problemas de saúde.

O curso natural, que foi sufocado pela povoação desordenada, começa nos fundos das residências localizadas na Rua Pio Nazário, recebe “alimentação” de um posto de lavagem de automóveis, passa ao lado do ginásio de esportes Álvaro da Silva Mota, até desaguar no Rio Acre, após atravessar a Rua 24 de Janeiro, entre os bairros Pantanal e Constantino Sarkis.

P8240123

O sonho da população pode não estar tão perto de ser realizado, mas o início das obras de drenagem urbana de um trecho de 359 metros, entre as ruas Rodovaldo Nogueira e Pio Nazário, já pode ser considerado um começo. A obra orçada em R$ 200.188,90 (recurso oriundo de convênio com o governo federal) tem prazo de conclusão até o próximo dia 22 de outubro.

Uma questão ambiental, no entanto, pode atrasar ou impedir que as obras prossigam. De acordo com informações de uma fonte sigilosa, um fiscal do Depasa averiguou que o esgoto é, na verdade, um igarapé. Se constatado isso, segundo a fonte, a obra tão importante para a cidade poderá sofrer interferência do Ministério Público para ir adiante.

Imagem_055

Acima, o mesmo local onde os serviços estão sendo iniciados em imagem feita no ano de 2008, logo que a rua Rodovaldo Nogueira foi asfaltada. O “Canal do Ginásio Coberto” é uma das obras mais aguardadas pela população de Xapuri. Igarapé ou não, esse curso de água podre e fétida precisa ser canalizado e urbanizado pelo bem da cidade e para a saúde da população.

Nenhum comentário: