quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Menos, Gina, menos

Gina Menezes é colunista da Contilnet e assessora de imprensa do deputado estadual Manoel Moraes (PSB). Na sua coluna, ela tem sido contumaz nos comentários favoráveis aos candidatos da coligação PSB-PSC em Xapuri e depreciativa quando se refere aos demais.

Na coluna de hoje, no entanto, Gina exagerou ao afirmar em suas notas que “o ex-prefeito de Xapuri e agora candidato a vereador, Wanderley Viana, voltou à antiga forma. Anda dando trabalho a seus adversários políticos”.

E disse mais: “Wanderley tem personalidade única, discurso afiado e mente ágil. Embora eu discorde de alguns modus operandis dele, é inegável que é uma liderança política que tem todas as chances de ser o vereador mais bem votado de Xapuri”.

O que me leva a responder à jornalista por quem tenho respeito e consideração foi o fato de ela não haver feito nenhum comentário sobre os absurdos que Vanderley Viana vem cometendo contra seus adversários políticos, inclusive contra mim por haver criticado seu comportamento.

Ela se manifestou indignada contra o pastor que proferiu a desgraçadamente célebre frase “quem não quiser ser crente terá que ir embora de Xapuri”, mas não escreveu uma só letra com relação às agressões contra a honra e a dignidade de um punhado de pessoas, perpetradas por Viana.

Não resisti e comentei na coluna dela que Vanderley Viana não está dando trabalho aos seus adversários políticos, mas injuriando, caluniando e difamando seus rivais com a anuência da cúpula de PSB e PSC em Xapuri.

Afirmei que Gina só pode estar de brincadeira quando assegura que o dito cujo tem personalidade única em vez de um repertório de facetas que utiliza de acordo com suas conveniências. Não sei se ela conhece bem Vanderley; se não, espero que conheça a tempo.

Refiro-me a um sujeito que quando está na pior, vende a imagem de pobre coitado; quando retoma a menor condição de levantar o semblante, revela imediatamente a sua verdadeira identidade e passa a por em prática o único modus operandi que reconheço nele: o de ser covarde e leviano em 90% daquilo que expele por sua boca suja.

Entendo a causa de Gina, mas lamento que ela não evite levantar a bola de quem não possui o respaldo de quem realmente interessa, a população. Recomendo que ela aguarde o resultado das urnas e procure ser mais racional em seus julgamentos.

No entanto, peço a jornalista não me leve a mal pela sinceridade. A reputação, assim como a correção de um jornalista, não pode depender do humor de alguns políticos. Eles passarão, e alguns passarão com eles. Espero que Gina fique.

Atualização às 17h40

A jornalista postou a seguinte resposta ao comentário que fiz em sua coluna:

Raimari,

Realmente discordamos em alguns pontos, apesar da admiração que creio ser mútua. Liberdade de expressão é algo que defendo a qualquer custo. Realmente o que escrevi na coluna é a minha opinião a respeito do Wanderley Viana, embora até a minha mãe, que o conhece bem, tenha opinião diferente da minha.

Minha opinião a respeito do ex-prefeito difere da opinião de uma grande maioria de pessoas de dentro da coligação PSB-PSC, mas mesmo assim eu a mantenho, afinal de contas minha opinião é meu maior capital neste momento e não estou disposta a abrir mão dela por nada neste mundo.

Sou fiel ao que penso e fiel ao que faço. Sou racional, sincera e direta, independente de em quem isso irá doer.

Respeito sua opinião e creio mesmo que você deve ter seus motivos, porque sei bem como é politica partidária no interior.

Divido com você do pensamento de que minha reputação não deve ter a transitoriedade de alguns políticos. Espero ficar como observadora desta história tão cheia de singularidades.

Abraço.

Um comentário:

Cleilson ALves Da Silva disse...

Se falta de respeito ao próximo for vantagem, com certeza ele voltou a sua forma.
Quem realmente tem o "RESPEITO" como principio, não vai votar em candidatos que faz seu discursos uma baixaria, como certos candidatos estão fazendo.

Respeito acima de tudo!