terça-feira, 28 de agosto de 2012

O caju do Garrinha

Raimari Cardoso (2)

João Mendes, o Garrinha, proprietário da Pousada Chapurys, faz um excelente suco de caju. Ele não bate a fruta no liquidificador, mas a espreme. Fica lembrando o gosto da cajuína, bebida artesanal da fruta cujo modo de fazer está ameaçado de desparecer por estas bandas.

O suco de caju do Garrinha ficou famoso em Xapuri e já fez adeptos em Rio Branco. Apresentado por Leônidas Badaró ao jornalista Washington Aquino, a iguaria caiu no gosto do apresentador do programa Gente em Debate, que gosta de combiná-la com uma cachacinha.

O xapuriense Ilson Nascimento, chefe de jornalismo da Rádio Difusora Acreana, também é apreciador do suco. Suscita, segundo ele, sensação muito prazerosa. Qual será o mistério do suco de caju do João Garrinha? Só tomando um café no restaurante Açaí para saber.

O caju da imagem cresceu bem ao lado de minha janela. Não foi transformado em suco depois de fotografado. Pra ser sincero, prefiro suco de abacaxi e laranja. Tão bons quanto o de caju, mas sem a sensação experimentada pelos meus colegas jornalistas.

Nenhum comentário: