quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Minoru Kimpara vence eleições na Ufac

Evandro Ferreira - Blog Ambiente Acreano.

Com 54,24% dos votos proporcionais de alunos, funcionários e servidores, o professor Minoru Martins Kimpara foi eleito na quarta-feira (29) o novo Reitor da UFAC para atuar no período 2012-2016. A posse de Kimpara, que foi apoiado abertamente pelo Deputado Federal Sibá Machado (PT-AC), deverá acontecer no dia 07 de novembro próximo.

A eleição de Minoru Kimpara foi garantida pelo massivo apoio dos estudantes e professores, onde teve 67% e 60% dos respectivos votos válidos. O ex-Reitor Jonas Filho, que obteve 45,76% dos votos da comunidade universitária, teve um bom desempenho apenas na votação dos servidores, com percentual de 64% dos votos dessa categoria.

A principal razão para a derrota de Jonas Filho foi a dificuldade que ele e sua equipe de apoiadores tiveram para capitalizar de forma eficiente os votos de alunos e professores que haviam apoiado a chapa da professora Margarida Lima, a terceira colocada no primeiro turno da eleição, que havia declarado apoio a Jonas Filho no segundo turno. Ele conseguiu atrair apenas 1/3 dos votos dos alunos e cerca de 2/3 dos votos dos professores que haviam votado na professora Margarida.

A grande votação que Minoru Kimpara obteve entre os professores foi, em parte, decorrente do apoio - não declarado publicamente - que ele obteve de Olinda Assmar, atual Reitora e candidata menos votada no primeiro turno da eleição. No segundo turno Kimpara adicionou 129 votos de professores ao seu rol de apoiadores, pouco menos que os 135 votos obtidos por Olinda Assmar no primeiro turno, indicando que a atual Reitora conseguiu transferir a maioria desses votos para o candidato vencedor.

O excepcional desempenho eleitoral de Kimpara entre os estudantes pode ser creditado a uma eficiente e criativa campanha de divulgação via internet – com impacto instantâneo junto aos eleitores; ao fato do mesmo nunca ter assumido cargos relevantes na administração da UFAC – caso do ex-Reitor Jonas filho, alvo de acusações por parte de órgãos como TCU e MPF; e promessas de campanha com grande apelo junto aos estudantes: criação da residência estudantil, construção de creche para filhos de alunos, oferecimento de café da manhã no restaurante universitário, climatização de todas as salas de aula e instalação de rede sem fio (wireless) alcançando todos os espaços acadêmicos e administrativos da UFAC.

Minoru Kimpara possui graduação em Pedagogia (1993) e Letras Língua Inglesa (2005) pela Universidade Federal do Acre, mestrado (1997) e doutorado (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Universidade de Salamanca, Espanha (2008). Desde 1997 é professor efetivo da UFAC, onde ministra as disciplinas ‘Educação e Sociedade’ e ‘Psicologia da Educação’, atuando no Centro de Educação, Letras e Artes.

Evandro Ferreira é pesquisador do Inpa e do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre, com mestrado em Botânica no Lehman College, New York, USA, e Ph.D. em Botânica Sistemática pela City University of New York (CUNY) & The New York Botanical Garden (NYBG).

Nenhum comentário: