sábado, 4 de agosto de 2012

Agricultura familiar

Seaprof/Xapuri recebe maquinário e intensifica apoio a pequenos produtores 

P8030009

Para a Agência de Notícias do Acre.

A gerência da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) em Xapuri recebeu nesta semana o reforço de cinco máquinas zero quilômetro e outros equipamentos para intensificar o apoio aos pequenos produtores do município.

Os equipamentos adquiridos pelo governo do Estado através de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são: 1 escavadeira hidráulica PC; 2 tratores de esteira; 2 tratores de pneu com grade aradora e niveladora; 1 plantadeira de 5 linhas, além de pulverizadores e distribuidores de calcário.

As máquinas e os implementos serão utilizados nos serviços de destoca, aração e abertura de açudes para a piscicultura. De acordo com o gerente da Seaprof em Xapuri, Selmo Dantas, serão abertos neste ano 40 açudes com a parceria dos produtores, onde o governo entra com 40 horas maquinário enquanto o dono da propriedade assistida arca com o combustível e o encanamento.

P8030010

“Com o maquinário que o governo acaba de nos entregar, o apoio ao agricultor familiar vai ganhar um novo impulso. Vai ser possível dar mais assistência e fazer mais benefícios a um número maior de produtores em um menor espaço de tempo”, afirmou.

Nessa sexta-feira (3), a Seaprof fez também a entrega de 15 kits para a construção de casas de vegetação para o cultivo de hortaliças. Um dos beneficiados é o produtor Alexandre Carvalho , que desenvolve uma das melhores experiências em cultivo protegido do estado (leia aqui). Para ele, a ajuda do governo vai proporcionar a ampliação do número de estufas que sua propriedade possui na atualidade.

P8030032

“Toda ajuda é sempre bem-vinda. E nós, pequenos produtores, precisamos muito do apoio efetivo do governo, seja o estadual ou o municipal. Com o kit pretendo construir novas estufas e ampliar nosso negócio”, disse o agricultor paranaense que afirma ter “comprado a ideia do Acre” depois de haver se estabelecido em Xapuri com toda a sua família há cerca de 3 anos.

Nenhum comentário: