Escola municipal apresenta os melhores resultados entre todas as instituições de ensino de Xapuri e sai do último lugar em 2007 para a primeira colocação em 2011.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo do Ministério da Educação é de que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022. A média pretendida correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.
O IDEB avalia critérios na rede pública e privada de ensino, como o desempenho dos estudantes na PROVA BRASIL, ÍNDICE DE APROVAÇÃO, bem como os DADOS DE EVASÃO ESCOLAR. No último dia 14 de agosto foi divulgado o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ano de 2011. Em Xapuri, os dados são os seguintes:
Escola | Rede | Ano de 2005 | Ano de 2007 | Ano de 2009 | Ano de 2011 |
Anthero Soares Bezerra | Estadual | 3.5 | 3.5 | 4.0 | 3.4 |
Divina Providencia | Estadual | 3.6 | 3.0 | 4.2 | 4.1 |
Plácido de Castro | Estadual | 3.0 | 3.4 | 4.1 | 4.4 |
Madre Gabriela Nardi | Estadual | 2.8 | 2.6 | 3.8 | 3.7 |
Rita Maia | Municipal | 3.1 | 2.2 | 3.9 | 4.5 |
Os resultados marcados em verde referem-se ao IDEB que atingiu a meta.
Destaque para o Escola Rita Maia, que melhorou seu índice em 2.3 nos últimos dois resultados, saindo do pior índice do IDEB no ano de 2007 para o melhor índice em 2011.
Segundo o diretor da Escola, Janardes da Costa Moreira, o resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e compromisso de todos os profissionais da Educação que fazem parte da escola, assim como da parceria com a SEMED – Secretaria Municipal de Educação, que tem dado o apoio necessário através de capacitação para os professores e acompanhamento das práticas pedagógicas aplicadas na sala de aula.
“Sabemos que melhoramos bastante, mas ainda temos muito trabalho pela frente para continuarmos elevando nossos índices e alcançarmos nossas metas”, afirmou.
Com o Ideb, os sistemas municipais, estaduais e federal de ensino têm metas de qualidade para atingir. O índice, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), mostra as condições de ensino no Brasil. A fixação da média seis a ser alcançada considerou o resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se aplica a metodologia do IDEB em seus resultados educacionais.
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