quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Rita Maia se destaca no resultado do IDEB

Escola municipal apresenta os melhores resultados entre todas as instituições de ensino de Xapuri e sai do último lugar em 2007 para a primeira colocação em 2011.

DSC07421

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo do Ministério da Educação é de que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022. A média pretendida correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.

O IDEB avalia critérios na rede pública e privada de ensino, como o desempenho dos estudantes na PROVA BRASIL, ÍNDICE DE APROVAÇÃO, bem como os DADOS DE EVASÃO ESCOLAR. No último dia 14 de agosto foi divulgado o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ano de 2011. Em Xapuri, os dados são os seguintes:

Escola

Rede

Ano de 2005

Ano de 2007

Ano de 2009

Ano de 2011

Anthero Soares Bezerra

Estadual

3.5

3.5

4.0

3.4

Divina Providencia

Estadual

3.6

3.0

4.2

4.1

Plácido de Castro

Estadual

3.0

3.4

4.1

4.4

Madre Gabriela Nardi

Estadual

2.8

2.6

3.8

3.7

Rita Maia

Municipal

3.1

2.2

3.9

4.5

Os resultados marcados em verde referem-se ao IDEB que atingiu a meta.

Destaque para o Escola Rita Maia, que melhorou seu índice em 2.3 nos últimos dois resultados, saindo do pior índice do IDEB no ano de 2007 para o melhor índice em 2011.

Segundo o diretor da Escola, Janardes da Costa Moreira, o resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e compromisso de todos os profissionais da Educação que fazem parte da escola, assim como da parceria com a SEMED – Secretaria Municipal de Educação, que tem dado o apoio necessário através de capacitação para os professores e acompanhamento das práticas pedagógicas aplicadas na sala de aula.

“Sabemos que melhoramos bastante, mas ainda temos muito trabalho pela frente para continuarmos elevando nossos índices e alcançarmos nossas metas”, afirmou.

Com o Ideb, os sistemas municipais, estaduais e federal de ensino têm metas de qualidade para atingir. O índice, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), mostra as condições de ensino no Brasil. A fixação da média seis a ser alcançada considerou o resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se aplica a metodologia do IDEB em seus resultados educacionais.

Nenhum comentário: