quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

“Quarenta”

DSC04253

Durante a solenidade de inauguração do novo Lar dos Vicentinos de Xapuri, ocorrida no último dia 1º de fevereiro, reencontrei uma figura ilustre da história da cidade, que há mais de 15 anos reside no abrigo, apesar de ter numerosa família.

José Mário da Silva, 77 anos, o “Quarenta”, foi um dos mais conhecidos “carregadores” da cidade. O termo designava os estivadores que trabalhavam para as antigas casas aviadoras em uma época na qual a borracha ainda era uma atividade rentável.

Analfabeto, o velho Quarenta afirma ter tomado algumas lições escolares, quando jovem, ao lado do ainda anônimo Chico Mendes. “Mas na vida só aprendi a fazer duas coisas: cortar seringa e carregar mercadorias”, confessa.

Quarenta é um dos cinco idosos que ocupam atualmente o Lar dos Vicentinos. O espaço, antes precário e imundo, foi recuperado pela prefeitura e se transformou, sem exageros, em um local muito melhor que a maioria dos hotéis existentes em Xapuri.

Um comentário:

Unknown disse...

Louvável a atitude de publicar a contribuição desse trabalhador e mostrar o que o município proporciona a pessoas como essa em sua velhice.Confesso que fiquei feliz por rever através de seu Blog, o QUARENTA após tantos anos...Valeu!