terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bolas ecológicas

Flaxinaider

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, Ibama e prefeitura de Xapuri realizam logo mais, às 10 horas da manhã, a cerimônia de assinatura da cessão do prédio da antiga usima de beneficiamento de castanha de Xapuri para a implantação da futura fábrica de bolas ecológicas, parte integrante do programa federal Pintando a Cidadania.

O imóvel será cedido pela Cooperativa Agroextrativista de Xapuri ao governo do Estado para a instalação do empreendimento. As bolas serão confeccionadas a partir do látex de seringueiras nativas, cuja certificação de qualidade já foi feita por um laboratório credenciado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro.

A fabricação das bolas, 100% recicláveis, será feita pelo programa Pintando a Cidadania, desenvolvido junto à comunidade em situação de risco social e deve envolver a mão-de-obra de 320 moradores da região de Xapuri e adjacências. A estimativa é fabricar entre 80 e 90 mil bolas por ano utilizando a matéria-prima que é descartada pela fábrica de preservativos Natex.

As bolas ecológicas já são confeccionadas na Penitenciária de Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, no Acre, a fábrica Pintando a Liberdade, instalada em 2000, que envolve o trabalho de 300 detentos. Depois de utilizadas, as bolas serão trituradas e reaproveitadas na produção de novas bolas, sem prejudicar o meio ambiente, de acordo com Gerêncio do Bem, gerente de projetos do Ministério do Esporte.

Na cerimônia de hoje, será ainda lançado o Edital da Lei de Incentivo ao Esporte para o ano de 2010. Serão entregues 59 kits esportivos para as escolas localizadas no município de Xapuri. O prédio da antiga usuina de castanha fica localizado na rua 24 de janeiro, próximo ao início da Estrada do Café.

Nenhum comentário: