terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Proteção ecológica no Carnaval

No Carnaval ecológico de Xapuri a não menos ecológica camisinha Natex é adereço indispensável. E país afora também. Às vésperas da folia deste ano, a fábrica estatal da terra de Chico Mendes distribuiu 10 milhões de unidades para sete estados das regiões Norte e Centro-oeste do Brasil, além do Acre.

Em Xapuri foram distribuídos dez mil preservativos durante os três primeiros dias de folia numa campanha intitulada "coloque a proteção antes do prazer", além de leques informativos sobre Aids e DST'S. Estiveram de prontidão durante as primeiras noites dois agentes comunitários de saúde, dois enfermeiros e um carro de apoio.

O coordenador do Núcleo de Educação do município, Wilker Oliveira, alertou, porém, que além da camisinha outros cuidados devem ser tomados durante a folia. "É necessário se ter um cuidado especial com a alimentação, fazer a reposição de líquidos e evitar o abuso no consumo das bebidas alcoólicas, dentre outros comportamentos típicos do feriado mais famoso do país".

Em todo o país, o Ministério da Saúde distribuiu 55 milhões de preservativos no período pré-carnavalesco, atingindo o número recorde de 465 milhões de unidades no decorrer de 2009 contra os cerca de 400 milhões do ano anterior. A previsão do MS é de que a fábrica de Xapuri atinja a produção anual de 270 milhões de unidades, futuramente.

Nenhum comentário: