sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A despedida do xerife

DSC03315

O polêmico delegado Pedro Henrique Resende Teixeira Campos, 24, está se despedindo de Xapuri. O seu substituto, o também goiano Thiago Fernandes Duarte, 26, um dos delegados recém-empossados pelo governo do Estado, já está na cidade e Pedro Henrique tem como destino o município de Senador Guiomard.

Os cerca de quatro meses e meio em que atuou em Xapuri certamente farão do jovem policial um dos delegados mais lembrados da população do município. Positivamente por uns, o contrário por outros, principalmente pela bandidagem que continua a perturbar a ordem e a segurança dos cidadãos de bem.

Com um estilo incomum, às vezes mais avexado que doido comendo milho assado, o delegado impôs à Polícia Civil um ritmo de trabalho que há muito tempo não se via na monótona rotina da pequena delegacia da cidade. Apertou o cerco contra o tráfico de drogas, colocando atrás das grades algumas figuras importantes desse ramo e endureceu a fiscalização relacionada à frequência de menores em bares e festas noturnas.

A despeito do bom trabalho, choveram queixas contra excessos supostamente cometidos pelo delegado e sua equipe. Denúncias de invasão de residências, prisões ilegais e agressões chegaram a ser veiculadas em alguns veículos de comunicação. A última foi de dois colonos que afirmam ter sido agredidos por um policial civil durante os festejos de São Sebastião.

Em minha sincera opinião, considero que o delegado fez um bom trabalho em Xapuri, mas pecou pelo excesso de vontade. Na ânsia de acertar, não soube separar em determinados momentos, o joio do trigo, confundindo Jesus com Genésio em algumas oportunidades, o que lhe acarretou certa dor de cabeça. Quanto às denúncias, aguardamos a apuração e as justas providências.

De resto, desejo sorte ao delegado Pedro Henrique no município do Quinari e ao delegado Thiago Duarte aqui em Xapuri, onde uma onda de roubos e furtos assusta a população. Atualmente, o terror atende pela alcunha de “Bago”, suposto responsável por vários assaltos à mão armada que a polícia, até o momento, fracassa em capturar.

Um comentário:

Wesley Cardoso disse...

"Enquanto pessoas com certos desníveis de carater agir teremos probemas na segurança de Xapuri". Seria mais sensato avaliar o Delgado pelos 99% que le acertou? Ou seria correto condena-lo pelo resto que ele errou? ainda acho bem melhor um Delegado avexado e meio amlucão, do que muitos bandidos malucão e meio, soltos.
Não va adiantar o outro delegado tambem vai partir pra cima de quem vive na marginalidade é só questão de tempo...