sábado, 13 de fevereiro de 2010

“É Carnaval em Xapuri”

Hoje é sábado de Carnaval e dia de pagode no “chapéu-de-palha” do professor Julinho Figueiredo. O ex-atleta, além de professor de educação física, é dono de letras de sambas de enredo que já fizeram sucesso nos bons tempos da festa de Momo em Xapuri.

Reza, no entanto, uma lenda de que as letras do professor Julinho trazem consigo uma espécie de maldição: os homenageados pelas composições costumam passar dessa para melhor logo que os sambas ganham o gosto popular. Constam como exemplos os históricos Nêgo Éti, Canela Varredor, Hélio Rodrigues e outros.

Julinho Figueiredo afasta as desconfianças sobre suas letras com um argumento que considera convincente. "Homenageei dona Zélia Abuache em uma composição e ela está aí, vivinha da silva". Por via das dúvidas, não há alma vivente em Xapuri que deseje ser lembrado pelos arroubos músico-poéticos do ex-jogador de futebol.

Raimari_617

Segue uma das letras de sucesso do compositor:

Carnaval em Xapuri

Chegou, chegou carnaval em Xapuri!
Chegou, chegou carnaval em Xapuri!
Vamos pintar o sete,
trazendo na memória a imagem do 'Nêgo Éti'

Chegou, chegou carnaval em Xapuri!
Chegou, chegou carnaval em Xapuri!
'Princesa' que coisa linda, o carnaval que era aqui,
'ranchos e sujos' desfilavam nas ruas de Xapuri

Chegou, chegou carnaval em Xapuri!
Chegou, chegou carnaval em Xapuri!
Hélio Rodrigues, tu és história,
do carnaval de tantas glórias

Chegou, chegou carnaval em Xapuri!
Chegou, chegou carnaval em Xapuri!
Major Salinas, tu és famosa, por essa gente tão grandiosa:
Hélio Rodrigues, 'Nêgo Eti', Zélia Abuache e seu licor
Faziam com alegria um carnaval com muito amor

Chegou, chegou carnaval em Xapuri!
Chegou, chegou carnaval em Xapuri!
O cara do carnaval da nossa geração,
'Pirilampo' adrenalina, trazendo muita emoção

Chegou, chegou carnaval em Xapuri!
Chegou, chegou carnaval em Xapuri!

8 comentários:

Jose Aridson disse...

Nao sabia que o meu primo Julinho era compositor de sambe enrredo,fiquei muito alegre,e aproveito pra mandar um abraços pra todos meus familiaresdai da nossa Xapuri. jose Aridson

Justiceira/2010 disse...

Realmente em Xapuri há pessoas iluminadas e que merecem o nosso respeito. Porém há iluminados, mas que nao agregam ao dom que tem, a responsabilidade profissional que deveriam ter. Muito ruim é "piriquito cantar para papagaio levar a fama", (e olha que é só um provérbio, mas que cabe direitinho aqui) pois enqto uns no sábado e/ou durante toda semana, vespera de carnaval, doavam seu tempo, se deixando derreter debaixo do sol escaldante ou correndo o risco de uma corstipação sob a chuva, outros ficam a fazer festa em seu "chapéu-de-palha". Professor, Xapuri merece respeito, e para isso profissionais como o senhor, já que, politicamente, conseguiu exercer o cargo de Secretário de Cultura e desporto deveria, pelo menos, fazer jus do mesmo.

Cesar Filho disse...

A Justiceira/2010 tá com a razão, eu também ralei enquanto o Secretária tava em seu chapéu-de-palha batendo pagode com seus amigos. É sempre assim, vive tirando o corpo de fora o tempo todo e qualquer coisa ameaça entregar o cargo, pois deveria entregar porque não faz absolutamente nada. É o típico secretário que não faz nada. Prefeikto Bira tome providências e bote os inoperantes para correr enquanto é tempo.

Cesar Filho disse...

Com razão a Justiceira 2010. Enquanto alguns poucos ralam o Secretário de Lazer de Xapuri fica curtindo o seu pagode no chapéu de palha. É totalmente inoperante, nao faz nada. Quaqluer coisa ameaça entregar o cargo, pois deveria entregar porque gente de garganta tem muito em Xapuri. Prefeito Bira cuidado com os inoperantes do seu governo.

Clénio Jorge disse...

Querida justiçeira, "Quem pode, pode. Quem não pode se sacode"!! É bom começar a sacudir então né..rsrsr

Ao competente profissional e excelente amigo, Julinho Figueiredo, um abraço.

Cesar Filho disse...

Com razão a internauta que escreveu a respeito da falta de compromisso do Secretário de Cultura de Xapuri que em vez de colocar a mão na massa fica em seu chapéu-de-palha curtindo o que os outros fazem. Qualquer tipo de critica logo que entregar o cargo, o que já deveria ter feito há muito tempo pois além de não ter compromisso não tem competência para tal. É o típico "garganta" que só fala e não faz absolutamente nada. Prefeito Bira veja quem trabalha na sua administração porque tem muitos que não fazem nada como é o caso do Julinho.

Justiceira/2010 disse...

Rss... é, mas eu nunca precisei me sacudir I.C.M, ñ porque eu ñ possa, mas porque ñ é certo e nem justo. Bom, mas pelo visto deves ser tal e qual, por isso defende, fazer o que n é??? No mais a intenção ñ é ofender ninguém, mesmo porq pessoalmente nada tenho contra o celebre professor. Só postei a msg pelo q/ se vê, diante do q/ muitos sentem e ñ tem coragem de dizer, só tirei as vendas e a peneira de frente o sol, mas desculpe-me se a carapuça foi do tamanho certo...

Clénio Jorge disse...

Pelo jeito a justiceira é do tipo que trabalha 24 horas por dia em prol do desenvolvimento da cidade, isso é muito bom,chegou enfim quem tanto esperavamos!
Tenho uma sugestão ao prefeito:
Na proxima reforma administrativa nomeie a justiceira para
a presidência da fundação de Cultura e Desporto de Xapuri"

Meu empurranzinho já dei, agora é contigo ok!!

abraço.