segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Manobras da Fetacre

O jornalista Archibaldo Antunes informa em sua coluna Prisma, em agazeta.net, edição da última sexta-feira, 5 de fevereiro, que a presidente da Fetacre (Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre), Sebastiana Miranda Rego, conseguiu na justiça adiar a eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, que deveria ter ocorrido no último sábado de janeiro.

Segundo o colunista, a medida visa impedir a eleição de Lisiane Pedrosa, candidata cotada para vencer o pleito no STR da segunda maior cidade do Acre. Pelo visto, a Fetacre não aprendeu a lição tomada no ano passado, quando usou de manobra parecida para evitar que Dercy Teles de Carvalho Cunha fosse reeleita para o cargo de presidente da instituição.

Inicialmente, com o apoio da Fetacre, a chapa opositora a Dercy impetrou na justiça uma ação cautelar que garantiu o voto dos associados inadimplentes como forma, medida que, teoricamente, garantiria a vitória de Assiz Monteiro, candidato favorito da Federação. Apenas teoricamente, pois mesmo assim Dercy venceu a disputa por uma diferança de 6 votos.

Alegando irregularidades no processo eleitoral, a chapa perdedora requereu a anulação da eleição. Foi a senha para a Fetacre resolver intervir no Sindicato e impetrar ação na justiça para realizar a eleição de uma junta diretora para administrar a entidade por um período de 6 meses. A tentativa foi frustrada pela decisão do Juiz Federal do Trabalho Substituto da Vara de Epitaciolândia, Patrick Menezes Colares, que indeferiu o pedido.

O juiz do trabalho concluiu que a Fetacre não possuia legitimidade para intervir em eleição de ente sindical de primeiro grau. De acordo com o despacho do magistrado, o próprio estatuto da Fetacre não previa qualquer forma de intervenção nas filiadas, exceto a possibilidade de suspensão ou exclusão de seus quadros. Foi o fim da questão em Xapuri.

Nenhum comentário: