quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Irregularidades em Xapuri

A pressa é inimiga da perfeição

Sem título

Sedento por escândalos e malfeitorias alheias, o site Ac24horas recorre no equívoco de não informar bem os seus leitores ao relacionar a foto do atual prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, à informação cuja lead vai acima (clique na imagem para ler).

A reportagem feita pelo repórter Jairo Carioca trata de uma série de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União nos municípios de Rio Branco, Xapuri, Plácido de Castro e Acrelândia.

Em Xapuri, as irregularidades são relacionadas ao financiamento das atividades do grupos de escoteiros que é mantido no município, no valor de R$ 7.997,35, e que estaria em desacordo com a categoria dos serviços elencados no art. 4º, caput, da Portaria MDS nº 442/05. Além disso, recursos sociais teriam sido utilizados pela prefeitura na compra de combustível para uso da Secretaria Municipal de Saúde.

Falei agora há pouco, por telefone, com o secretário de Ação Social da prefeitura de Xapuri, José Maria Miranda, que está participando do Encontro Regional Norte do CONGEMAS – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. Vieram algumas informações importantes sobre o caso.

Sobre a situação em que se encontram atualmente as auditorias que se referem ao município de Xapuri, o secretário informa que dispõe de toda a documentação referente às denúncias de irregularidades, que são relativas aos anos de 2007 e 2008, quando o município era administrado pelo ex-prefeito Wanderley Viana de Lima. José Maria Miranda afirmou também que o Tribunal ainda não encaminhou ao município o relatório com o resultado das auditorias.

“Estamos inteiramente a par dos fatos, acompanhando o desenrolar dos processos e aguardando a comunicação oficial do Tribunal de Contas da União, assim como as devidas orientações para que possamos proceder com relação às providências que deverão ser tomadas. Mas queremos deixar claro o fato que a reportagem do Ac24horas procura esconder com o intuito de vincular as irregularidades com a atual administração. Os atos averiguados como irregulares ocorreram na administração anterior e não na nossa”.

Citada no relatório, a ex-secretária municipal de Ação Social de Xapuri, Iracema Cecília, e os demais titulares das pastas da Ação Social nos município à época dos fatos, estão sendo convocados pelo Tribunal para prestar informações sobre a aplicação dos recursos do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF – durante sua gestão. Os municípios têm o prazo de 6 meses para adequar suas estruturas às exigências da lei.

No município, no período da manhã, a reportagem de Jairo Carioca fez ganhar corpo um boato sobre irregularidades cometidas pela atual direção da Secretaria de Ação Social. Intencional ou não, o erro mostra mais uma vez que, como em tudo o que se quer fazer bem nesta vida, a pressa é sempre inimiga da perfeição.

Nenhum comentário: