sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Boas notícias

DSC05400

Uma das grandes razões de vergonha para a administração pública de Xapuri começou a ser resolvida na semana passada com o início da recuperação das ruas Pio Nazário e Dr. Batista de Moraes. As duas ruas, até então intrafegáveis, dão acesso ao único patrimônio histórico nacional tombado no Acre, a casa onde Chico Mendes viveu e foi assassinado, em 1988, que pode ser vista bem ao fundo, na foto.

Certa vez, Elenira Mendes, presidente do Instituto Chico Mendes, chegou a dizer que se sentia constrangida ao receber turistas e autoridades na sede da entidade, pois para se chegar aos locais de visitação era necessário deixar os veículos a cerca de 300 metros de distância para caminhar pelas vias cheias de crateras e esgotos fétidos a céu aberto.

Se cumprido o que está no papel, as obras não ficarão apenas na drenagem das ruas, serviço que começou a ser realizado já na rua João Antônio de Carvalho – a Rua do Ibama – antes que essa recebessa a atual pavimentação asfáltica. Em parceria com a prefeitura, o governo do Estado pretende revitalizar as imediações da Casa de Chico Mendes.

Segundo a prefeitura de Xapuri, já foram resolvidas as questões relacionadas aos imóveis que fazem limite com o patrimônio. De um lado, onde hoje existe um velho bar, deve ser construído, segundo o projeto, um café ou lanchonete para oferecer opção de alimentação nas proximidades aos visitantes e turistas. No outro, o que era uma antiga residência dará lugar a mais um centro de memórias, este destinado aos seringueiros.

Na parceria entre governo e prefeitura constam ainda a recuperação da praça São Gabriel, que será transformada em uma grande área de eventos mantendo o nome do jovem Kaleb do Nascimento Mota; a recuperação da praça Getúlio Vargas, que terá espaços reservados ao bar Bebum e ao tradicional café da Dona Maria, hoje localizado ao lado da agência do Basa e a conclusão do deck do Bairro Sibéria.

Em torno dos projetos acima, Xapuri receberá cerca de 1 milhão de reais do governodo Estado. Isso sem falar na restauração da antiga e histórica casa A Limitada, que abrigará um centro de atendimento ao cidadão depois de sua inauguração, a OCA – Organização Central de Atendimento, que concentrará os principais serviços ao cidadão xapuriense. Lá, funcionará também o propalado projeto Floresta Digital que disponibilizará internet sem fio gratuita para a população.

3 comentários:

Cesar Filho disse...

Gostaria de saber se há autorização da Câmara Municipal para que se construa em cima de bens públicos, pois do contrário é ilegal.

esperança... disse...

Caros leitores, o termo legalidade em xapuri não existe e farei jus ao que escrevi, quantas obras da administração passada foram demolidas e nada de, alguem já ouviu falar das mutas que a prefeitura, alias a atual administração paga ao ministerio publico pela demolição dos bens publicos que alias fomos nós quem pagamos através dos impostos, quantos funcionarios foram contratados informalmente sem concurso publico e recebem sem fazer nenhum esforço, quantas e quantos e quantas, enfim, a legalidade é algo inexistente no nosso municipio, e o povo vive sorrindo sem saber oque fazer mais uma vez.....abraços

Magao disse...

É.. parece que agora as coisas começaram a sair do papel, parabens pra nossa população que muito tempo não sabia o que era uma obra nessas ruas cheias de buracos. tomara que der tudo certo, confiança em Deus é o que precisamos.