terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Especulações sobre a política paroquiana

manoelmoraes02022010

O deputado Manoel Moraes de Sales (PSB) visitou, nessa segunda-feira (8), o prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos (PT). Com um mandato de 4 meses pela frente, ocupando a vaga do deputado Delorgem Campos, Moraes veio se colocar à disposição do prefeito e da população do município que lhe serviu de base eleitoral para conquistar os 3.434 votos que lhe deram a primeira suplência.

Na conversa com o prefeito de Xapuri, Manoel Moraes esteve acompanhado de alguns vereadores de seu partido em Xapuri e do presidente do diretório municipal da sigla no município, Wágner Soares de Menezes. Bira Vasconcelos também esteve acompanhado de alguns vereadores de sua base na câmara e o encontro aparentou ter sido bastante cordial a despeito das rusgas nascidas na última eleição municipal entre PT e PSB.

Perguntado sobre o teor da conversa que durou quase toda a manhã da segunda-feira, Bira foi econômico: “Manoel é um político da Frente Popular e como tal veio colocar seu trabalho na Assembléia Legislativa nesses próximos quatro meses à disposição da nossa administração e da população de Xapuri. Essa foi a tônica da nossa conversa com o deputado”, garantiu.

Reservo-me o direito de achar que a conversa foi além da simples cortesia da visita. Primeiro, porque, como é público e notório, a relação entre os dois grupos políticos aliados de Frente Popular não é boa desde a última eleição estadual, quando Moraes conquistou a suplência de deputado, tendo se agravado nas últimas, municipais, da qual Bira e o PT saíram vencedores. Acredito que alguns pontos dessa divergência tenham sido colocados à mesa.

Em segundo lugar, com a proximidade das novas eleições estaduais, impossível acreditar que não tenham discutido sobre as possíveis candidaturas da FPA para a Assembléia. A experiência mostra que o “racha” entre os dois aliados não surtiu efeito algum para qualquer um dos lados, já que o máximo que se conseguiu foi a não muito significativa suplência de Moraes, do ponto de vista do objetivo teoricamente comum de se eleger um deputado por Xapuri.

Relembrando, nas últimas eleições estaduais, a FPA mandou à disputa nada menos que três candidatos com base eleitoral em Xapuri: Ermício Sena e Raimundão pelo PT e Manoel Moraes pelo PSB. O resultado todos conhecem. O município, desde Ronald Polanco, não elege um deputado estadual. Nesta, Ermício já é tido como o nome do PT para o pleito. Resta saber o que se passa na cabeça de Moraes e seu partido. Por fora, não esqueçam, corre Marcinho Miranda (PSDB), o segundo colocado na última eleição municipal, que jura de pé junto não ser candidato. Alguém acredita?

Um comentário:

Carlos Augusto disse...

Caro Raimari,

Coitado do Manoel!!! Poderia está melhor acompanhado para esta reunião, esses vereadores do PSB, são só lágrimas, eu não tinha coragem de levá-los a uma reunião desse nível. Pensa nuns cara ruins rsrsrs. Só basta citar o nome do Capelão, brincadeira hein manoel moraes!!!.
Sem falar no presidente do PSB.