terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Da castanha às bolas ecológicas

DSC04314

O prédio da falida usina de beneficiamento de castanha Chico Mendes, em Xapuri, foi cedido, em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, ao governo do Acre para a instalação da futura fábrica de bolas ecológicas, uma parceria com o governo federal, através do programa Pintando a Cidadania.

DSC04311

O evento teve a presença do secretário de Estado de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, do superintendente do IBAMA no Acre, Anselmo Forneck, do prefeito de Xapuri, Francisco Ubiracy de Vasconcelos, do superintendente da Caixa Econômica Federal, Aurélio Cruz, autoridades municipais, presidentes de associações de moradores e de extrativistas da Resex Chico Mendes, diretores e alunos das escolas da Rede Pública Estadual e Municipal de Xapuri.

O imóvel foi cedido pela Cooperativa Agroextrativista de Xapuri ao Governo do Estado para instalação do empreendimento. As bolas serão confeccionadas a partir do látex de seringueiras nativas, cuja certificação de qualidade já foi feita por um laboratório credenciado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro.

A fabricação das bolas, 100% recicláveis, será feita pelo programa Pintando a Cidadania, desenvolvido junto à comunidade em situação de risco social e deve envolver a mão-de-obra de 320 moradores da região de Xapuri e adjacências. A estimativa é fabricar entre 80 e 90 mil bolas por ano utilizando a matéria-prima centrifugada pela Fábrica de Preservativos masculinos Natex.

O secretário de Estado de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, classifica o Pintando a Cidadania como um programa extraordinário, que vai incluir as pessoas no processo produtivo e agregar valor mais a produção florestal. "Estamos gerando trabalho para 320 pessoas aqui na cidade, além de mais 150 ou 200 famílias que Serão inseridas não explicou processo de produção do látex".

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Desportos, Julinho Figueiredo, uma vinda da fábrica de bolas para Xapuri é a concretização do sonho de unir em um único projeto inclusão social, meio ambiente e esporte. "A Fábrica de bolas vai gerar emprego para as pessoas e, ao mesmo tempo, incentivo à prática de esportes, além de ser uma iniciativa de cunho ambiental e sustentável", disse.

O prefeito Bira Vasconcelos afirmou que a fábrica de bolas ecológicas tem a cor do processo de desenvolvimento sustentável por que passa o Acre. "Esse, como todos os nossos projetos sempre tem esse tom, de geração de emprego, inclusão social com o objetivo de preservação da floresta. Enquanto a renda gerando floresta estiver, ela permanecera em pé”, completou o prefeito.

As bolas ecológicas já são confeccionadas na Penitenciária de Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco,  numa fábrica instalada no ano de 2000, que envolve o trabalho de 300 detentos. Depois de utilizadas, as bolas serão trituradas e reaproveitadas na produção de novas bolas, sem prejudicar o meio ambiente.

Durante a solenidade, a Setul repassou 59 kits com 30 bolas cada e outros materiais esportivos, produzidos na unidade Francisco de Oliveira Conde, para todas as escolas municipais e estaduais existentes em Xapuri.

A secretaria ainda lançou em Xapuri o Edital da Lei de Incentivo ao Esporte para o ano de 2010, que vai investir este ano R $ 1 milhão em projetos. A expectativa é manter o mesmo número de propostas aprovadas no ano passado, quando 243 projetos foram beneficiados. Em dez anos de editais, a Lei de Incentivo ao Esporte atingiu 890 mil pessoas.

Nenhum comentário: