domingo, 28 de fevereiro de 2010

A dengue em Xapuri

DSC03746

Demonstrativo do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) para o município de Xapuri aponta o bairro Raimundo Hermínio de Melo como a região de maior infestação predial pelo mosquito Aedes aegipty, transmissor da doença. Na bairro, segundo o estudo referente ao primeiro ciclo de 2010, foram inspecionados 438 imóveis, com a presença do mosquito sendo registrada em 22 deles, o que corresponde ao índice de 5,02%, que é considerado muito alto.

Em segundo lugar está o centro da cidade, com 970 imóveis inspecionados e a constatação da presença do mosquito em 34 deles (3,51%). A grata surpresa ficou por conta do bairro do Laranjal, um dos mais pobres e desestruturados da cidade, onde não houve nenhum registro em 641 imóveis inspecionados. Outros locais onde o Aedes não foi detectado são o bairro Constantino Melo Sarkis e a região da Cageacre.

O índice total de infestação em Xapuri é de 1,95% em 3.947 imóveis inspecionados. Foi feita a coleta de 77 amostras em 91 depósitos. O índice de Breteau - valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontradas nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada – é de 2,31%.

Originário da África, o Aedes aegypti é também responsável pela transmissão da febre amarela urbana. Está presente em todos os continentes e foi detectado em Xapuri pela primeira vez em abril de 2002, capturado em uma armadilha localizada na Praça São Sebastião.

As informações detalhadas estão no blog Entomologia, assinado pelo técnico na área, Joaquim Vidal.

Nenhum comentário: