segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Capoeira Comunitária

14

O projeto Capoeira Comunitária, que envolve atualmente cerca de 40 crianças ameaçadas pelo chamado “risco social”, é uma das ações mais importantes do Programa de Policiamento Comunitário, desenvolvido em Xapuri pela Polícia Militar e alguns parceiros no bairro do Laranjal, uma das regiões mais pobres e mais atingidas pelo tráfico de drogas no município.

Entre as atividades desenvolvidas pela PM em escolinhas, a capoeira é a que mais tem chamado a atenção de crianças e adolescentes do município. As outras são o futebol e o vôlei, que também têm boa aceitação dos jovens, mas a mistura de luta e dança trazida para o Brasil pelos negros africanos durante o período de colonização tem feito sucesso entre meninos e meninas de Xapuri.

O policial militar Serismar Vasco de Souza, coordenador do projeto, afirma que o sucesso da capoeira não acontece somente entre os praticantes do esporte. Os eventos chamados Roda de Capoeira, realizados em praças e quadras de esportes, atraem um público fiel e crescente por onde passam.

“A dança, as músicas, os movimentos, o uniforme, atraem a atenção não só dos que participam da roda, mas também daqueles que a apreciam, afinal, a capoeira, além de ser um esporte, é cultura e luta genuinamente brasileira”, diz ele.

O trabalho da Polícia Comunitária, implantado há algum tempo no município, visa promover uma aproximação do policial com a comunidade, cultivando uma relação de amizade, confiança e respeito. Dessa forma, acredita-se ser mais fácil identificar e combater de forma preventiva as causas geradoras da violência.

O projeto é patrocinado pela Fundação Elias Mansour, Comercial Duarte, loja Art Móveis, Grupo Senzala de Capoeira e Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de Xapuri.

5 comentários:

Habbo Moedas Gratis disse...

Legal, a pm de xapuri juntamente com a Prefeitura estão e parabéns!

Habbo Moedas Gratis disse...

Queria dar os parabéns tambem ao grupo de capoeira Senzala que tambem ajuda nesse projeto.

Habbo Moedas Gratis disse...

...

Leila Vasconcelos disse...

Muito bom esse projeto. As crianças parecem estar entusiasmadas com os instrumentos e uniformes novos que receberam. Parabéns pela iniciativa!

Vivianne Pereira disse...

Esse projeto é maravilhoso. Traz incentivo, auto-estima e valorização da criança Xapuriense, que logo mais será a responsável por uma parte de nossa sociedade.
Parabéns a todos os patrocinadores e em especial ao meu amigo Seris, por ser um profissional responsável, dedicado e íntegro.