domingo, 21 de fevereiro de 2010

Os 81 anos de ‘tia’ Vicência

Dizem que não é elegante, da parte de um homem, revelar a idade de uma mulher. Mas no caso de dona Vicência Bezerra da Costa, proprietária do mais famoso restaurante de Xapuri, onde ainda se pode apreciar a verdadeira comida caseira com “gosto de seringal”, os anos 81 anos bem vividos e comemorados nesse sábado (20) entre parentes e amigos são motivo apenas de orgulho e alegria pela trajetória de muito trabalho desde que chegou ao Acre, no ano de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial.

Profundamente identificada com a história de Xapuri e devota fervorosa de São Sebastião, padroeiro da cidade, dona Vicência conta que a fé foi trazida do Ceará, sua terra natal, e que já na viagem que teria como destino final o Acre, sua família foi abençoada pelas graças do santo protetor dos xapurienses. “O navio em que eu viajava com meus pais rumo ao Pará esteve na mira de um submarino. Foram momentos de pânico, mas graças a São Sebastião nada aconteceu e escapamos todos”.

Mãe de Francisco, Getúlio, Maria de Lurdes e Maria das Graças, além de cerca de 40 netos e bisnetos, Vicência se diz seringueira na alma e no coração. Chegou a compor um hino aos soldados da borracha, que gosta de cantar às pessoas que vistam seu restaurante, como forma de enfatizar que o trabalho dos nordestinos que para cá vieram mandados pelo governo para cortar seringa durante o grande conflito armado era realmente um esforço de guerra.

O blog parabeniza dona Vicência pela passagem do seu 81º aniversário e pelo exemplo de trabalho e dedicação que essa verdadeira guerreira dos seringais acreanos continua a oferecer à sociedade xapuriense, desejando-lhe saúde para que possa continuar, ainda por muitos anos, atendendo com sua simpatia, a população de Xapuri e de outros lugares do Brasil, que todos os anos frequentam o restaurante “Tia Vicência”.

3 comentários:

Vicência VIP disse...

Moro na cidade de Vicência em Pernambuco a minha cidade por coincidência tem o mesmo nome e idade dessa simpática senhor fico feliz em ler uma história como essa!!!

Justiceira/2010 disse...

Parabéns para D. Vicência, parabéns pelo seu sorriso meigo e sua nobre atenção aos clientes.

Raimundo disse...

Parabens pelo seu aniversário, e peço a Deus que a senhora tenha muitos e muitos anos de vida ainda pra fazer aquela comida cazeira que a gente sempre costuma a delicialas. que Deus lhe abençoe.