quarta-feira, 31 de março de 2010

Ponto de vista

Nazareno Albuquerque

O jornalista Armando Nogueira joga sua última partida neste planeta. Colocado por Deus em Xapuri (Acre), recebeu nova missão Dele: `Vai, filho, para a terra dos Deuses do Futebol, e deixa Xapuri comigo. Vou escalar Chico Mendes para a missão de defender as florestas por aqui`.

Armando - assim como os jornalistas Mário Filho e Nelson Rodrigues - tornou os estádios uma academia literária, fontes de belíssimos textos para expressar as emoções do futebol. Foi mais longe: modelou para a Rede Globo um dos maiores fenômenos da mídia brasileira, o Jornal Nacional.

Estive com Armando Nogueira em duas ocasiões, e pelo menos uma vez por mês ao telefone. Eu era chefe de telejornalismo da TV Verdes Mares, e ele o comandante de telejornalismo da Globo. Chamava-me, não sei se carinhosamente, de `Polivalente`, pois além de dirigir a equipe, eu era o apresentador do Jornal Nacional local.

A terceira e última vez, e mais recentemente, nos encontramos no café da manhã de um hotel. Como sempre elegante e sorriso pronto para uma frase inteligente.

Deus não deixou com Armando Nogueira a defesa das florestas de Xapuri, mas ele cumpriu direitinho a missão de defender o verde dos gramados e os cantos emocionados dos maracanãs.

Nazareno Albuquerque é  jornalista e publicitário.

Nenhum comentário: