quarta-feira, 24 de março de 2010

Pintando a Cidadania

lei_incentivo_xapuri_foto_angela_peres_11_640x427

Governo do Acre e prefeitura deram início na manhã desta quarta-feira (24), no auditório do museu Casa Branca, à capacitação de 90 famílias que vão participar do processo de implantação da Fábrica de Bolas Ecológicas de Xapuri, parte integrante do programa federal Pintando a Cidadania, que aporta neste ano no município.

O pontapé inicial para o empreendimento foi dado no dia 9 de fevereiro passado, quando o município de Xapuri e os governos estadual, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setul), e federal, por meio do Ibama, assinaram o termo de cessão do espaço da antiga usina de beneficiamento de castanha Chico Mendes para a instalação das dependências da fábrica de bolas.

Nesta quarta-feira, famílias beneficiárias dos programas sociais do governo começaram a ser capacitadas para trabalhar na confecção das bolas ecológicas. O treinamento ocorrerá em dois turnos diários para atender, inicialmente, famílias de 4 bairros da cidade, que vão trabalhar na costura dos gomos  produzidos apartir de látex de seringueiras nativas.

DSC05895

Segundo a Setul, a tecnologia e produção em escala dos insumos foi desenvolvida por meio da empresa Ecológica, sediada no interior de São Paulo. A empresa assumiu o compromisso de, futuramente, transferir sua linha de produção para o Acre. O produto final, em torno de 90 mil bolas/ano, beneficiará  os alunos das escolas da região.

DSC05892

A fábrica Pintando a Cidadania em Xapuri tem a meta de produzir inicialmente bolas de futebol de campo, futsal, voleibol, handebol e basquetebol, empregando cerca de 320 pessoas diretamente, sendo 20 no gerenciamento, produção dos kits para costura, pintura em silkscreen, controle de qualidade e armazenamento, e 300 na costura de bolas mediante produção em suas próprias residências.

O projeto Pintando a Cidadania, gerido pelo Ministério do Esporte, contemplará também o extrativismo com a inclusão de cerca de mais 100 famílias moradoras da Resex Chico Mendes. Dados do Siafi, órgão que registra a movimentação financeira do governo   federal, mostram que o projeto tem uma dotação orçamentária de R$ 13,4 milhões para o ano de 2010, a serem aplicados em todo o Brasil.

Nenhum comentário: