segunda-feira, 29 de março de 2010

Brasil perde o Marquês de Xapuri

O velório do ex-diretor da Central Globo de Jornalismo e comentarista esportivo Armando Nogueira, de 83 anos, morto na manhã desta segunda-feira (29), está sendo realizado na Tribuna de Honra do Estádio do Maracanã. O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira, por volta das 12 horas da manhã, no cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Nascido em Xapuri em 14 de janeiro de 1927, Armando Nogueira vivia no Rio de Janeiro, onde se tornou ícone do jornalismo brasileiro, desde os 17 anos de idade. Filho do Oficial de Justiça Rodovaldo Justiniano Nogueira e da dona de casa Maria Soares Nogueira, fazia parte do seleto grupo de xapurienses nacionalmente famosos.

Ao contrário de outros, Armando nunca negou suas raízes acreanas e demonstrava carinho por sua terra de nascimento, tendo adotado o “título” de Marquês de Xapuri. Junto com a também acreana Glória Peres, o jornalista visitou a cidade, em 2003, durante o mandato do ex-governador Jorge Viana. Oportunidade que perdi de conhecer esse conterrâneo que sempre me causou fascínio.

Numa de suas crônicas sobre o retorno à sua terra, escreveu:

“Visitei Xapuri, cidade em que nasci. Reencontrei, confluentes, em doce comunhão, os rios Acre e Xapuri, cúmplices ambos de um remoto devaneio que os anos acabam de me trazer de volta, íntegros. Águas silenciosas que nunca choraram por mim. Nelas, nada mudou. A fluidez é a mesma; mesmo é o remanso, em cujo vagaroso rodeio, até hoje, voltejam as minhas essências. Louvado seja 2003, o ano que me devolveu a minha infância”.

Um comentário:

Unknown disse...

O que dizer de uma pessoa tão ilustre e ja elogiada por todos os maiores atletas, jornalistas, empresários e pelo povo brasileiro??? Somos privilegiados por termos presenciado e convivido com as perolas que ele nos deixou e mais ainda por sermos seu conterrâneo!..Meu Pai, Jorge Hadad, junto com toda a população de Xapuri, homenageou-o com a RUA RODOVALDO NOGUEIRA, que na epoca, Armando Nogueira, fez questao de doar toda a luminária. Que Deus o tenha no lugar que ele merece!