sábado, 20 de março de 2010

Nem uma coisa, nem outra

Informo aos comentaristas deste espaço que costumam se esconder sob pseudônimos para assim poder atirar impunemente ofensas e calúnias contra o blogueiro, que não adianta mais enviar comentários ao blog. Assim que visualizá-los na minha caixa de email, mando-os todos à lixeira de onde nunca deveriam ter saído. E que não pensem que me darei ao desserviço de lê-los antes de usar a tecla “delete”.

Quando este blog foi criado, há quase 4 anos, o seu propósito, que continua sendo o mesmo, era proporcionar ao crescente público da recém chegada internet “banda larga” a Xapuri um espaço onde os problemas da cidade pudessem ser debatidos e no qual todos pudessem expor suas ideias e pensamentos através de comentários e publicação de textos sobre o universo xapuriense.

Depois de todo esse tempo, infelizmente percebo que, apesar de ser muito visitado e ter se tornado referência para informações sobre Xapuri, sua história e sua gente, servindo como fonte aos principais jornais e sites noticiosos do Acre, o Xapuri Agora não conseguiu atingir com plenitude o seu principal objetivo: servir como canal de discussão inteligente, saudável e democrática.

O que se vê na grande maioria dos comentários são ofensas morais, acusações levianas, falta de respeito com os leitores, e o que é pior: mesmo tendo banido os comentaristas anônimos, as pessoas que se prestam ao fim de achincalhar a vida dos outros encontraram uma solução para continuar tendo acesso aos comentários escondidos sob perfis criados no Google com nomes fictícios.

É comum que essas pessoas de caráter bastante duvidoso, algumas bem conhecidas no âmbito da vida local, se utilizem desse artifício para poder dizer o que querem sem ter que mostrar a cara como fazem os que, como eu, assinam embaixo daquilo que escrevem. Tentam, então, encontrar algum incauto que ofereça, mesmo que inadvertidamente, espaço a eles, assumindo o ônus referente às maledicências e ofensas atiradas via net.

Dias atrás, o blogueiro Joscires Ângelo, professor e pessoa com relativa vivência no mundo da política paroquiana de Xapuri, foi induzido ao erro por um desses comentaristas de falso nome. Ângelo postou em seu blog um comentário que afirma ter sido descoberto na prefeitura um rombo de R$ 400 mil. A “notícia” se espalhou rapidamente pela cidade e durante quase toda a semana não se falou em outra coisa.

Instado pelo departamento jurídico do município a apresentar no prazo de 15 dias a identidade do responsável pela denúncia anônima ou as provas de que ocorre o referido rombo, o professor-blogueiro pode ter se colocado em maus lençóis caso não consiga fazer nem uma coisa nem outra. Em comentário em seu blog sobre o assunto, tentou disfarçar a preocupação com a “canoa furada” na qual se meteu.

O mesmo sacripanta que engabelou Joscires também enviou a mim as mesmas “informações”. Irritado por não ter encontrado em mim a ingenuidade que achou em Joscires, passou a enviar-me mensagens raivosas nas quais me chama de “frouxo” por não ter dado bola às suas “denúncias”. Acredito que antes de ser frouxo, não sou trouxa para cair numa esparrela dessas, como fez o homem da “versão inteligente”.

Perguntado sobre o assunto, o prefeito Bira Vasconcelos afirmou que vai aguardar que o blogueiro apresente as informações solicitadas e que em seguida o departamento jurídico vai acionar judicialmente a um – Joscires – ou a outro – o comentarista que assina sob os singelos pseudônimos de “Persona non grata” e “Esperança”. Ao mesmo tempo, informou que todas as possibilidades de que alguma irregularidade esteja ocorrendo em sua administração passarão a ser cuidadosamente averiguadas.

De minha parte, quanto a esta ou aquela acusação contra a prefeitura, recomendo ao comentarista anônimo leve as provas das irregularidades que afirma ter ao conhecimento do Ministério Público ou à Câmara de Vereadores - acredito que o agente não precise se identificar para fazer isso. Só assim o assunto sairá da mera condição de conversa de rua, esquina e botequim para ganhar a verdadeira dimensão de denúncia, caso realmente existam os indícios que a possam fundamentar.

Eu, que não uso pseudônimos nem tenho medo de botar a cara a tapa, ficarei espiando de longe o desenrolar dessa confusão. E volto a garantir: de frouxo e de trouxa não tenho nem uma coisa, nem outra.

Bom fim de semana para todos.

Nenhum comentário: