quinta-feira, 25 de março de 2010

Parque adventure em Xapuri

DSC05679 

Estive ontem no local onde está sendo construído o primeiro “Parque Adventure” do Acre, iniciativa dos proprietários da pousada Ayshawa, que pretendem fazer de uma área de 7 hectares de mata localizada na margem do rio Acre uma opção de turismo ecológico e de aventura em Xapuri.

DSC05680

O empreendimento é financiado pelo BID, por meio do Programa de Promoção de Negócios do Governo do Estado, e vai oferecer 250 metros de trilha para a prática do arvorismo. O investimento, de cerca de R$ 100 mil, vai atender a um público diversificado, segundo o empresário Vítor Pontes, administrador da pousada Ayshawa.

DSC05686

É desnecessário escrever sobre a beleza do cenário natural com o qual o visitante vai ter contato. Na foto acima, o “igarapé do Boró” um pouco antes de desaguar no rio Acre. No alto da árvore, ao fundo, trabalhador da empresa que monta o parque trabalha na preparação de uma tirolesa que vai passar do cima do riacho.

O arvorismo é uma atividade que surgiu da necessidade de biólogos e pesquisadores se deslocarem pelas copas das árvores em suas pesquisas. Com a introdução de técnicas e equipamentos, o arvorismo se transformou em uma atividade de aventura capaz de proporcionar emoção, lazer e entretenimento para adultos e crianças.

O empreendimento dos Pontes, no entanto, não se resumirá à prática do arvorismo. Futuramente, o parque terá também uma área destinada à prática de camping, uma piscina com vista para o rio Acre e chalés para acomodar os visitantes em estadias dentro da floresta. Uma outra área será loteada para quem desejar se estabelecer nas proximidades do parque.

Para o engenheiro Reginaldo Pontes, proprietário da pousada Ayshawa, o grande objetivo do empreendimento é oferecer uma opção que segure o turista por mais tempo em Xapuri, valorizando outras atividades, como o artesanato e a culinária locais, contribuindo assim para o aquecimento da economia do município.

DSC05691

Na foto acima, Reginaldo e Vítor Pontes. Pai e filho apostando no turismo ecológico e de aventura como alternativa para movimentar a empacada economia do município. “Temos que criar atividades que prendam o turista em Xapuri”.

Um comentário:

Vivianne Pereira disse...

Reginaldo.
Admiro muito a sua força de vontade em investir em Xapuri.
O parabenizo e desejo-lhe muitas vitórias em sua vida.
Que este parque tenha muito sucesso e sirva de incentivo ao lazer as pessoas que ai moram.
Um grande abraço.
Tudo de bom.
Que Deus esteja com vc sempre.
Bjão.