sexta-feira, 12 de março de 2010

Mutilados pelo descaso

Ficheiro:Skin ulcer due to leishmaniasis, hand of Central American adult 3MG0037 lores.jpg

Via blog do advogado e professor xapuriense Edinei Muniz acessei o estudo científico Epidemiologia da leishmaniose tegumentar americana no Estado do Acre, Amazônia brasileira, de autoria de Natal Santos da Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), e Vitor Dantas Muniz, do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Publicado no Caderno de Saúde Pública da Revista Scielo, o estudo comprova uma triste e já conhecida realidade: a Leishmaniose Tegumentar Americana vem se expandindo no Estado, especialmente na região do Vale do Acre. O estudo aponta ainda o município de Xapuri como o principal foco da doença e sugere atenção especial das autoridades de saúde.

Não é à toa que o gerente de endemias de Xapuri, Joaquim Vidal, tem chamado a atenção, com ampla cobertura deste blog, para a gravidade do problema no município. Os estudos do setor de endemias de Xapuri revelam um dado que agrava a situação: o alto índice de ocorrências entre crianças de 0 a 5 anos.

Segundo Vidal, as ações de combate à terrível zoonose que mutila o corpo e destrói a autoestima das vítimas estão restritas aos estudos dos insetos. Das 16 localidades em que houve programação de controle dos vetores, através de borrifação intradomiciliar, não foi possível executar o trabalho em nenhuma delas em 2009 por pura falta de estrutura.

Neste ano, a previsão da saúde é de realizar o trabalho em 22 duas comunidades rurais de Xapuri, que representam o total de localidades onde ocorreram registros da doença no ano passado, quando foram notificados 121 casos, dos quais 19,83% em crianças menores de 5 anos.

Um comentário:

Raimundo disse...

CONHECENDO BEM O PROFICIONAL DA ÁRIA DE SAÚDE, SENHOR JUAQUIM VIDAL, E SEMPRE ACOMPANHANDO O SEU BLOG RAIMARI, JÁ VI E LI VÁRIAS MATÉRIAS DO PROFICIONAL O QUAL EU CITEI, ELE SEMPRE ALERTANDO AS AUTORIDADES E A POPULAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS EPIDÉMICOS QUE VEM SE ALASTRANDO EM NOSSO MUNICÍPIO. MAIS VEJO E TOMARA QUE ESTEJA ENGANADO, É QUE AS AUTORIDADES ADIMINISTRADORES NÃO DÃO MUITA ATENÇÃO PELO O FATO QUE VEM SE AGRAVANDO. EU PERGUNTO ONDE ESTÁ A VERBA QUE É DESTINADA A SAÚDE? PORQUE NÃO APLICAM NOS SEUS DEVIDOS LUGARES? SENHOR PREFEITO ACORDE PELO AMOR DE DEUS, JÁ ESTÁ NA HORA OU SEJA PASSANDO DA HORA DE TRABALHAR, E DEIXAR DE TA DANDO EXPLICAÇÃO, JUSTIFICATIVA DOS PROBLEMAS DA OUTRA ADMINISTRAÇÃO QUE FOI UM FIASCO, TODO MUNDO ESPERAVA MAIS ATITUDE SUA, ESPERO QUE ENTENDA ESSE COMENTÁRIO NÃO COMO CRÍTICA MAIS SIM COMO UMA ORIENTAÇÃO DE UM LEITOR QUE É CIDADÃO IGUAIS AOS OUTROS.