segunda-feira, 8 de março de 2010

“Eterno sofrimento”

Impossível ficar indiferente aos alertas que têm sido emitidos pelo Setor de Endemias de Xapuri com relação aos altos índices de leishmaniose no interior do município. Segundo dados divulgados, na zona rural de Xapuri em 25,88% das localidades está havendo transmissão de leishmaniose tegumentar americana e as pessoas que habitam nestas áreas estão em risco de contrair a enfermidade.

Em 2009, foram notificados no laboratório de Endemias de Xapuri 121 casos, dos quais 19,83% em crianças menores de 5 anos. De acordo com o técnico em entomologia médica, Joaquim Vidal, das 16 localidades em que foi programado o trabalho de controle dos vetores, através de borrifação intradomiciliar, não foi possível executar nenhuma ação.

O não cumprimento do plano, segundo Vidal, se deve à falta de estrutura que o setor vem sofrendo nos últimos anos. Para 2010, o planejamento de combate à doença prevê a presença dos agentes de endemias em 22 localidades que registraram transmissão da leishmaniose. Leia mais no post Leishmaniose, um eterno sofrimento, no blog Entomologia.

Um comentário:

Raimundo disse...

É uma pouca vergonha pra nossa cidade, que tem de ponta a ponta PT no puder pra não fazerem nada. Mais esse ano tem eleições. GOVERNADOR, PREFEITO, VERIADORES, ciem vergonha na cara de vcs.