domingo, 28 de março de 2010

Maconha na Resex

Três pessoas foram flagradas cultivando a droga na Reserva Chico Mendes

Pedro Paulo, Assessoria da Polícia Civil

Um plantio de maconha com mais de cinco mil pés foram destruídos por investigadores da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e aproximadamente 10 mil que haviam sido colhidos foram localizados no Seringal Macapá, Colocação Ananá, km 58 da estrada Transacreana, na área de Reserva Chico Mendes, zona rural do município de Xapuri.

Foram quatro dias de buscas na região que faz fronteira com a Bolívia. Policiais civis da DRE alcançaram uma plantação de maconha, em diversas fazes cultivo e mais de 80 kg da droga pronta para consumo. Três pessoas foram presas pelo crime: Natanael Lima de Oliveira, 27, e o irmão dele, Naleudo Lima de Oliveira, de 25 anos, além de um menor de 15 anos, enteado de Naleudo, que prestava serviço ao traficante Natanael, arrendatário das terras de Naleudo.

A prisão do entorpecente é resultado de um trabalho intenso da DRE, na repressão a produção e consumo de droga no Estado. A operação foi comandada pelo delegado Adriano Carrasco, com os investigadores Ari, Adriana, Laurence e Railson. A DRE contou ainda com o apoio do sargento Claudio Roberto e do soldado Cavalhase, ambos do corpo de bombeiros militar.

Para chegar ao local, os policiais seguiram de barco pelo rio acre, depois pelo Riozinho do Rola até alcançar o seringal Macapá, colocação Ananá, incluindo 9 horas de caminhada por trilha inóspitas na região da Reserva Chico Mendes. No local, os investigadores da narcóticos encontraram um casa, onde eram armazenados o estoque da maconha.

Logo nas proximidades do casebre, a polícia se deparou com um viveiro da erva Cannabis Sativa. Assim como outras plantas, a maconha possui dois gêneros: macho e fêmea. Em um mesmo pé pode ter ambas as estruturas sexuais. Cerca de 5 mil pés da planta foram arrancados e queimados pela polícia.

Os detidos foram indiciados por tráfico de entorpecente, crime disciplinado pelo art. 33 da Lei 11.343/2006. Pelo que foi possível apurar, o traficante cultivava a droga na área há cerca de um ano, até ser localizado e preso pelos investigadores da DRE.

Parte dos mais de 80 kg da droga, ainda não haviam passado pelo processo de prensagem, que era feito no tronco de samaúma, depois pressionado por macaco hidráulico em um bandeja de madeira até se transformar em "tijolos", que eram vendidos na Capital, principalmente nas bocadas do bairro Calafate, segundo disse o delegado Adriano Carrasco.

"Foi uma investigação complexa, mais pelas condições de acesso. Tivemos que transpor diversas barreiras, inclusive nadar por córregos com ‘tromba d'água' e enxurrada", ressaltou o Adriano. Ele também prometeu intensificar as buscas na região da Rodovia Transacrena.

Fonte: Agência de Nótícias do Acre.

Nenhum comentário: