sexta-feira, 19 de março de 2010

América, campeão de 1982

Éden Barros Mota

Era o ano de 1982, na época Xapuri era administrada por Jorge Akel Hadad, popularmente conhecido por "Jorgito".

Após várias rodadas pelo campeonato xapuriense, o América de Vanderley Viana (Vereador/MDB) se encontrava na final contra o Brasília de Jorgito (PDS). Além do fator futebol, rolava também uma certa disputa política a qual apimentava ainda mais a decisão.

A final do campeonato mobilizou toda a cidade. Por ser o time das minorias, na época, o América tinha a preferência dos torcedores.
O América tinha um time mais competitivo, onde o grupo era sua força. Já o Brasília, na época, tinha as estrelas do futebol xapuriese.

No dia da decisão o América formou com: Evandro, Iran, Celestino, Paulo Mota e Zil; Rosemberg, Pipiuna e Ney; Vanderley, Epitácio e Ademir.

O Brasília entrou em campo com: Mauro, Fio Maravilha, Zeca, Jorge e Aldenor; Zeca da Emater, Olavo e Pirrucha; Paulo Boca, Vaisquerer e Mirim.

Ao término do jogo o América venceu a força do Brasília por 3 x 2, com um gol no final de Ney. Politicamente, o América (MDB) tinha vencido o Brasília (PDS). Foi um dos últimos grandes jogos do futebol xapuriense.

Abro um parenteses aqui para registrar que após Ivonaldo Portela, o Prefeito Jorgito foi um dos que mais deu incentivo ao esporte xapuriense.

3 comentários:

Blogger disse...

Esse tempo trás boas recordações, apesar de ser uma criaça na epoca, mais lembro dos grandes jogos no campo de futebol, lembro das grandes disputa. Afinal minha familia Mota sempre estavam ali no América, e o melhor jogador pra mim concerteza Paulo Mota meu irmão.Há tempo bom, minha vozinha Eolita sempre ao redores do estadio torcendo, meu tio França, que era America fanatico.

Unknown disse...

Caros conterrâneos, na época citada pelo Éder eu tinha 11 anos, mas lembro claramente desses bons momentos do futebol xapuriense. Lembro ainda que na época eu torcia pelo América, mas nem tinha ideia da disputa política. Hoje, se eu pudesse escolher, escolheria o América. Até mais. Edinaldo (edinaldo.muniz@gmail.com) (68-9973-1024).

Raimari Cardoso disse...

a