sexta-feira, 5 de março de 2010

“Quina policial”

DSC01615

Agentes civis da regional do Alto Acre realizaram ontem em Xapuri a operação denominada “Quina policial”. O objetivo do trabalho conjunto, segundo o delegado Thiago Fernandes de Duarte, foi surpreender traficantes de drogas que agem no município. A operação não conseguiu fazer apreensão de entorpecente, mas efetuou a prisão de Francisco Alves de Araújo, vulgo "Chico do Basílio", tido como um dos principais traficantes de Xapuri, com área de atuação no bairro da Sibéria.

25 Policiais entre agentes, escrivães e delegados, inclusive o delegado regional Nílton Boscaro, participaram da operação que, ao que tudo indica, tinha na prisão de Chico do Basílio o seu principal objetivo. O indivíduo, identificado como o chefe do tráfico no bairro Sibéria, vinha dando trabalho à polícia há algum tempo. Dias atrás, escapou de um cerco da Polícia Militar no centro da cidade se atirando no rio e atravessando-o a nado, depois de ter se livrado da droga que supostamente comercializava naquele momento.

Há algumas semanas, em reunião ocorrida entre representantes da segurança pública, autoridades municipais e população do bairro em destaque, a comunidade expôs os principais problemas de segurança ali existentes, ficando claro que a maior parte deles tinha relação direta com o tráfico de drogas, dando ensejo à ação policial que se desencadeou na manhã desta quinta-feira, cujo resultado foi considerado altamente positivo.

Outra medida resultante da audiência pública, foi o aluguel de uma casa no bairro para servir como base para as guarnições da Polícia Militar, que voltará a estar presente de forma permanente no bairro cujo isolamento – a comunidade se localiza na margem oposta do rio Acre - causado pela falta de acesso direto facilita a ação de bandidos e dificulta a reação da polícia. Abaixo a “força-tarefa” que realizou a operação em Xapuri.

DSC01623

Nenhum comentário: