sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Pesquisa

A suposta pesquisa realizada no último final de semana, sobre a corrida pela prefeitura de Xapuri nas próximas eleições, teria o seguinte resultado, de acordo com as informações que circulam na cidade e que seriam originadas no gabinete do prefeito de Xapuri, Vanderley Viana:

1º - Manoel Moraes (PSB) 34%
2º - Francisco Ubiracy (PT) e Vanderley Viana (PPS) 24%
3º - Elenira Mendes (PV) 6%
4º - Marcinho Miranda (PSDB) 2%

Se for séria, a pesquisa é favorável ao engenheiro agrônomo Francisco Ubiracy, que surgiu como possível candidato à prefeitura de Xapuri há apenas alguns meses e foi confirmado como pré-candidato pelo PT no mês passado. Sua colocação em segundo lugar, empatado com o atual prefeito, mostra que seu nome começa a pegar formato, tendendo a crescer.

Manoel Moraes tem o nome divulgado como pré-candidato pelo PSB desde quando disputou uma vaga na Assembléia Legislativa. Durante todo esse tempo vem sendo considerado por alguns setores da imprensa acreana como sério candidato a vencer as eleições, sem contar com a repercusssão da boa votação que o levou à suplência de deputado estadual nas últimas eleições.

Quanto a Vanderley Viana, deve-se considerar que todo candidato à reeleição merece respeito, mesmo com o fato de gozar, atualmente, de imenso desprestígio junto à população, resultado da má administração e das freqüentes confusões em que se envolve e loucuras que comete. Vanderley é raposa velha, municiada de todas as artimanhas políticas e seu percentual não surpreende.

Elenira Mendes, do PV, desponta como jovem liderança, alicerçada no legado do pai, o líder seringueiro Chico Mendes. O nome de Elenira mostra certa aceitação em alguns setores, principalmente no segmento da juventude, há muito esquecido pelos partidos locais. PV, PP e PC do B discutem a formação de uma aliança que pode solidificar a possível candidatura da presidente do Instituto Chico Mendes.

Já Marcinho Miranda, possível nome do PSDB, é o que menos tem chances de emplacar uma candidatura. O setor que representa, o dos pecuaristas, é bastante dividido e dificilmente se une em torno de um nome improvável. Acredita-se que deva compor chapa com o prefeito Vanderley Viana, no cargo de vice-prefeito.

A pesquisa ignora a intenção já assumida publicamente pelo PMDB de também lançar candidatura própria. O mais tradicional partido de Xapuri possui cinco pré-candidatos à prefeitura, com destaque para os nomes do presidente da câmara, Ronaldo Cosmo Ferraz e do vice-prefeito João Dias.

Nenhum comentário: