terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Os velhos não têm mais jeito

Três acidentes de trânsito em um mesmo dia numa cidade como Xapuri é fato bastante incomum. Aconteceu nesta segunda-feira de Carnaval. Felizmente, ninguém saiu gravemente ferido das ocorrências atendidas pela Polícia Militar.

Alguns fatores são determinantes para episódios como esses, principalmente em épocas festivas como é o caso neste momento: imprudência de condutores de veículos automotores e bicicletas, velocidade acima do normal e excesso de álcool na cabeça de todos.

Ocorre o fato de, vez por outra, alguns dos fatores não estarem relacionados a acidentes, mas nunca todos os fatores juntos podem ser excluídos das causas. A falta de atenção e de respeito ao próximo sempre são determinantes para os sinistros.

Um policial militar me afirmou, hoje pela manhã, que os problemas no trânsito, mesmo em uma cidadezinha como a nossa, tendem a aumentar. Frota de veículos crescente, ruas estreitas, falta de sinalização, de calçadas e, principalmente, de conscientização.

Segundo esse policial, somente a introdução das regras de trânsito no currículo escolar pode mudar alguma coisa no futuro. "Temos que educar as criancinhas, pois os velhos não têm mais jeito de aprender", disse ele.

Um comentário:

Unknown disse...

Acho que, quem não tem mais jeito aqui em Xapuri é a impunidade aos maus condutores, pois fatos graves estão acontecendo e não se toma nenhuma providência, em 2007 foram vários os acidentes, que só não terminaram fazendo vitimas fatais por pura sorte, e o pior é que esses condutores continua circulando com seus carros livremente como se nada tivesse acontecido.