quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Centro Social

O terreno ao lado, tomado pelo matagal, esconde um campinho de futebol que durante a década de 80 reunia, diariamente, dezenas de garotos apaixonados, como eu, pela bola. Alguns se revelaram bons jogadores, outros - como eu - grandes pernas-de-pau. Chamava-se Centro Social este pequeno espaço, que recebia alunos da pré-escola no prédio que hoje se encontra abandonado pela prefeitura.

No campo, ao lado da escolinha, as intermináveis "peladas" só acabavam aos gritos de mães com caras de poucos amigos e chinelos na mão a chamar para o banho um punhado de pivetes cheios de "ceroto" e de sonhos em se tornar um Zico ou Roberto Dinamite, os craques da época. Era um tempo em que, diferentemente de hoje, os jovens de Xapuri se ocupavam mais de jogar bola e soltar pipas.

Ao passar pela antiga rua, ainda do mesmo jeito que há vinte anos, tive a certeza que ficamos mais velhos e perdemos a capacidade de sonhar e brincar como antigamente, o que é natural. O que não consigo aceitar é que a percepção das pessoas que no curso dos anos têm sido responsáveis pelos destinos da nossa cidade esteja cada vez mais velha e ultrapassada.

Sugiro à prefeitura ou vereadores que reflitam sobre a importância de se construir nesse local uma estrutura que possa receber crianças e adolescentes para atividades esportivas, educacionais e de socialização. O espaço é privilegiado, foi o berço de sonhos de muitos jovens, e fontes de recursos à espera de projetos nas diversas esferas não faltam.

A cidade vai agradecer.

Nenhum comentário: