quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Fernando Melo pede ao governador que mantenha o Polícia da Família

Em ofício enviado hoje ao governador do Acre, Arnóbio Marques, o deputado Fernando Melo (PT-AC) dirigiu-lhe um apelo no sentido de manter o Programa Polícia na Família. A atuação das polícias civil e militar em bairros que anteriormente registravam altos índices de criminalidade mudou a situação.

Segundo o deputado, se antes a polícia entrava numa casa "para prender ou retirar cadáver", passou a levar a cidadania às pessoas. Foi o caso dos bairros Vitória e Eldorado.

Exmo Sr. Governador
Arnóbio Marques

Manifesto-lhe a minha preocupação com as constantes notas veiculadas pela imprensa, dando conta da possível desativação do Programa Polícia da Família. Entre as manifestações divulgadas, destaco a de hoje (12.2.), atribuída ao vereador Astério Moreira, líder do PSB na Câmara Municipal de Rio Branco. Ele disse que "não importa a nomenclatura, se Polícia da Família ou Comunitária, o importante é que o Governo do Estado mantenha o conceito de segurança desenvolvido pelá Polícia da Família nos bairros".

Lançado durante o Governo Jorge Viana, ele concebido dentro de um plano para diagnosticar a situação de bairros que vinham registrando índices de violência preocupantes na capital, entre os quais, Eldorado e Vitória. Por meio do Polícia de Família, na época, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública antecipou-se à criminalidade, conseguindo reduzi-la consideravelmente. Recordo-me que, numa parceria com o Sebrae, a Secretaria fez um levantamento socioeconômico e, pela primeira vez, os policiais entraram nas casas das pessoas com outro objetivo que não fosse para dar voz de prisão ou retirar cadáveres. Entraram para saber da realidade de cada família.

Como conseqüência desse programa, um oficial da PM e um delegado da Polícia Civil resolviam problemas comunitários sem a intervenção judiciária. Entre as atribuições do programa, concebido sob inspiração do Médico de Família.

Rogo ao ilustre governador que, antes de tomar qualquer decisão, ouça as comunidades nas quais o programa funcionou. Com certeza, poderá avaliar os frutos e as conquistas do sistema de segurança do Estado do Acre

Certo da costumeira atenção e da sua dedicação às causas sociais, aguardo com expectativa um pronunciamento a respeito do assunto.

Cordialmente
FERNANDO MELO
Deputado Federal

Nenhum comentário: