segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Geraldo Mesquita se reúne com produtores e lamenta fim da fábrica de vassouras

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB) esteve em Xapuri no último final de semana, onde se reuniu com dirigentes da Cooperativa Agroextrativista de Xapuri e representantes de associações de produtores rurais do município.

O senador veio conhecer o projeto de criação de uma cerealista que Caex e associações pretendem instalar no prédio da antiga usina de castanha. Mesquita comprometeu-se em destinar emenda individual no valor de R$ 250 mil para esse fim.

No total, de acordo com o senador, serão alocados R$ 450 mil de emendas individuais para Xapuri. A presença de recursos provenientes do mandato de Geraldo Mesquita destinados ao setor rural de Xapuri tem sido constante nos últimos anos. O que preocupa os produtores, no entanto, é o fato de a destinação dos recursos acontecer via município, caindo nas mãos da prefeitura local.

Escaldados com o prefeito Vanderley Viana, que no ano passado modificou objeto de uma emenda de Mesquita destinada à compra de um trator agrícola e à abertura de poços semi-artesianos, comprando no lugar destes benefícios uma retroescavadeira, utilizada na zona urbana, os agricultores temem tomar outro calote, caso a liberação ocorra ainda este ano.

Após o encontro com os produtores, Geraldo Mesquita falou sobre a participação no Parlamento do Mercosul, onde é presidente da representação brasileira, e do ceticismo que possui quanto ao bom andamento das matérias relacionadas às reformas política e tributária no Congresso Nacional em 2008. "Neste ano de eleições eu não acredito que avancemos na apreciação e deliberação desses projetos", afirmou.

Outro tema tratado por Mesquita na cidade foi o lançamento da Biblioteca Popular, uma iniciativa destinada a editar obras clássicos da literatura brasileira, ao lado de autores novos da região, e colocá-las à disposição da população. Entre as publicações estão Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, e Dom Casmurro, de Machado de Assis. No ano passado, o senador já havia lançado Amazônia dos Brabos, do jornalista Archibaldo Antunes.

O senador aproveitou a vinda a Xapuri para esclarecer a sua participação no fracassado empreendimento da Fábrica de Vassouras da prefeitura. Segundo ele, o compromisso do seu gabinete foi apenas o de trazer e instalar os equipamentos, além de treinar o pessoal para trabalhar na fábrica. "O gerenciamento é de total responsabilidade da prefeitura e é uma pena que tenha ido pro buraco", disse ele.

Ainda sobre a fábrica de vassouras, Mesquita prometeu verificar com o prefeito Vanderley Viana se a produção ainda será retomada. Caso contrário, os equipamentos deverão ser devolvidos para que a parceria seja firmada em outro lugar. Na época da inauguração, o prefeito Vanderley Viana chamou-a de "galinha dos ovos de ouro" (clique aqui e veja). Cerca de 20 funcionários da fábrica ainda lutam para receber os salários do pouco tempo de trabalho na malfadada indústria.

Nenhum comentário: