domingo, 24 de fevereiro de 2008

Organização no campo

Produtores rurais e pescadores do município de Xapuri estão buscando na união a saída para os problemas comuns enfrentados no dia-a-dia de dificuldades que atingem o setor produtivo rural.

Exemplo disso é a criação, neste início de ano, de duas organizações que têm o objetivo de unir e representar esses dois segmentos de trabalhadores. Acabam de ser criados o Conselho Representativos das Associações de Produtores Rurais e a Colônia de Pescadores e Aqüicultores de Xapuri - COPEX.

Conselho Representativo de Associações Rurais

15 associações de produtores rurais de xapuri acabam de criar um conselho representativo para defender os interesses das diversas organizações rurais do município. O órgão irá compor também um fórum de discussões dos problemas comuns ao setor rural e elaboração de projetos.

O presidente do conselho, Claudinei Alves Tavares, aposta na socialização de experiências entre as associações para que uma ajude as outras. Para o presidente da Associação de Produtores do Rio Acre – RIBEIRACRE -, Auricélio Azevedo, a criação do conselho vai ajudar na organização das associações rurais do município.

A sede do Conselho Representativo das Associações de Produtores Rurais está funcionando na rua Alcides de Souza, no bairro Raimundo Hermínio de Melo, com atendimento ao público das oito horas da manhã às cinco horas da tarde.

Colônia de Pescadores

Outra novidade do setor rural de Xapuri é a fundação da primeira colônia de pescadores do município, a COPEX. A organização tem o objetivo de reduzir a pesca predatória no município, regularizando a atividade e dando suporte às pessoas que sobrevivem da pesca para que estas tenham acesso aos benefícios que são garantidos por lei. Entre esses benefícios está o seguro desemprego, concedido ao pescador durante o defeso – período de proibição da pesca.

O presidente da Colônia de Pescadores de Xapuri, Yuri Rodrigues, afirma que o principal critério para fazer parte da colônia é sobreviver exclusivamente da pesca, mas o estatuto da associação será aprovado somente a partir de uma assembléia que será realizada em março.

Yuri Rodrigues afirma que a grande vantagem dos pescadores estarem organizados numa associação é que unidos eles conseguem melhores condições de trabalho. "Através da colônia, os pescadores negociam preços mais justos e mercado para o pescado", diz ele.

A COPEX, que já conta com cerca de 200 associados, também pode prestar assistência jurídica, promover o cooperativismo, além de oferecer palestras e cursos para os associados.

Nenhum comentário: