sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Diálogo geográfico

A geógrafa da Universidade do Rio Grande do Sul, Carla Hirt, que esteve em Xapuri no mês de janeiro, junto com dois colegas, realizando pesquisa de campo de um projeto que estuda a experiência de autogestão de áreas protegidas pelas comunidades que ali vivem (em Xapuri a área escolhida foi a Resex-Chico Mendes) responde à preocupação do também geógrafo Antônio Maria Alves que postou no artigo "Geógrafos gaúchos em Xapuri" o seguinte comentário:

"Meu caro Raimari,
Legal, a atitude de receber os pesquisadores de uma Universidade, seja esta, Federal ou não. Acontece que estes estudos que há algum tempo já vem sendo feito por importantes instituições de pesquisas, inclusive internacionais, se quer deixam ou mandam cópias (um exemplar) do trabalho concluido, para que sirva de subsidios para construção de políticas públicas de interesse local. As informações são repassadas de maneira cristalina e com a maior legitimidade possível, sem maldade alguma. Ocorre que ninguém sabe ao certo o fim a que se destina principalmente as pesquisas feitas por instituições/universidades internacionais.Um grande abraço!!!".
A resposta da geógrafa:
"Prezado Antonio,
Compartilhamos de sua preocupação. Muitos estudos têm sido feitos com o discurso de cooperação entre a os saberes ditos científicos e o saberes tradicionais - mas percebemos que muitas vezes o que ocorre é a "apropriação" destes saberes tradicionais sem o devido retorno para estas populações.
O trabalho de campo que realizamos no mês de janeiro em Xapuri foi, na verdade, um trabalho inicial com vistas a ter maiores informações para organizar as próximas idas à campo. Nosso objetivo é realizar uma pesquisa que, além de gerar produtos que possam servir de embasamento para políticas públicas, gerar ferramentas que possam servir para os próprios seringueiros e populações que participam do planejamento e gestão da RESEX.
Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a hospitalidade das pessoas com quem tivemos contato em Xapuri, em especial ao senhor Raimundão. Esperamos poder responder às expectativas.
Atenciosamente,
Carla Hirt".
Carla Hirt ,Tomás Rech da Silva e Dilermando Cattaneo devem retornar a Xapuri em setembro para dar continuidade aos estudos.

Nenhum comentário: