quarta-feira, 18 de abril de 2007

"Paschale Antunes Neto"

Inconformado por ter sido chamado de Mentiroso (com M maiúsculo mesmo), o que talvez verdadeiramente seja, pela ex-gestora do hospital Epaminondas Jácome, Aucelina Oliveira, e sem ter como defender o seu amo das evidências que apontam para a pior administração da história do município e um dos momentos mais obscuros e conturbados da sua vida política, o porta-voz do agonizante governo municipal de Xapuri, Archibaldo Antunes, resolveu apelar para uma artimanha bem ao estilo das figuras que ele insiste, como um bom menino, em defender sem a menor medida de ética e de bom senso.

Em vez de mostrar argumentos contrariando as afirmações que faço e informações que publico, o jornalista opta por combater não o efeito, mas sim a forma daquilo que é repercutido, além desse simples blog, em outros veículos onde ele também possui acesso, eventualmente. Tenta me desqualificar fazendo leitura cuidadosa de meus textos e apontando reais tropeços na gramática cometidos na postagem Os servidores querem aumento (já foram devidamente corrigidos). Fico deveras agradecido pelas correções e feliz por perceber que o emissário do prefeito se preocupa mais comigo do que eu com a pessoa dele.

Ele já havia feito outra correção maldosa de um erro de digitação em um post anterior. Isso não seria grave se ele o fizesse de forma construtiva. Mas o faz em despudorada represália às verdades que digo e continuarei dizendo. Pior do que isso foi me chamar de dublê de jornalista, achando que me dou à perda de tempo de me aborrecer com suas baixarias. O homem é preconceituoso e arrogante. Me condena por trabalhar para o governo, mas já foi cumpridor obediente das ordens de Aníbal Diniz. Se hoje fala mal do ex-chefe, é porque perdeu a sua boquinha no governo. Mas isso não é assunto que me interesse discutir com um sujeito 'arrevoltado', como diz o Zé Lezim, personagem matuto, mas sabido, da coluna Crônica Popular do jornalista Roberto Vaz.

Gente como Archibaldo é velha conhecida da cidade. Chegam de mansinho, de fininho, dizem que é só um final de semana, mas, na verdade, já estão com os detalhes acertados para uma boa temporada à custa do município para prestar desserviços à comunidade. Se diz bom jornalista e pretenso escritor, mas se limita a escrever notinhas que tentam em vão melhorar a avaliação negativa que o prefeito, pelos rumores do povo indignado com as mazelas, apresenta inegavelmente, faltando pouco tempo para as próximas eleições. Até reconheço as qualidades de Archibaldo, mas o bom profissional não se mede somente pela sua competência no ofício, mas, também, pelas suas atitudes, conduta moral e respeito pelos semelhantes.

Archibaldo é não é tão velho assim, um dia aprende que pelo fato de ser vivido, rodado e experiente na sua profissão, não pode utilizar isso para menosprezar os outros. Humildade e pés no chão também fazem parte das virtudes de um bom profissional, condição que Archibaldo garante possuir, mas que não procura e nem pode demonstrar. Infelizmente.

Nenhum comentário: