domingo, 22 de abril de 2007

Morre o professor Manoel Ramos

Morreu na madrugada deste domingo, no hospital Epaminondas Jácome, o professor Manoel Ramos de Oliveira, tradicional educador do município de Xapuri.

Tido como um professor do estilo linha dura, em uma época em que o sistema educacional era bem mais rigoroso que na atualidade, Manoel Ramos foi inspetor de ensino na cidade durante muitos anos e deixa uma importante contribuição à história da educação xapuriense, que no passado já foi considerada uma das melhores do Acre.

Vítima de câncer de próstata, o professor Manoel Ramos faleceu às 2 horas da manhã deste domingo, depois de alguns anos de intensa luta contra a doença. Seu corpo foi velado no salão da Loja Maçônica Bandeirantes do Acre nº 01, da qual era membro e sepultado no final do dia no cemitério São José.

2 comentários:

xapuriense disse...

"Seu Manel".

Era assim que me referia ao Senhor Manoel Ramos, vizinho de meus pais em Xapuri. Ali na Rua Floriano Peixoto.

Sempre que chegava de Rio Branco lá estava ele, na sua janela, observando a paisagem.

Nos últimos anos seu Manoel estava triste e solitário.

Com toda sua "linha dura" (ficava irritadíssimo quando passeávamos de bicicleta em sua calçada) foi uma grande figura de Xapuri.

Colaborou muito com a Maçonaria e com a Educação do Município. Mas sempre vou guardar na lembrança seu Manoel com sua bateria verde tocando no carnaval do velho "Bilhar".

Valeu seu manel.

Carlos Estevão Ferreira Castelo

Editor disse...

"Um professor de ética"

Conheci o seu Manoel Ramos através do meu pai, eram cumpadres. Sempre admirei a personalidade forte e marcante do homem sério e ético que ele sempre foi.

Fará falta o "seu Manel".

O que fica é a memória que servirá, com certeza, de estímulo para os que ainda lutam por um mundo onde a ética e a moral sirvam de parâmetros para um mundo melhor: Valores sólidos e caráter inabalável.

Assim era o seu Manoel Ramos. Um homem de grandes valores. Deixou sua contribuição e partiu.

Agora está lá em cima ao lado do maior de todos os mestres. Adeus Professor!