terça-feira, 31 de julho de 2012

Petição contra o Manejo Florestal

derciteles

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Dercy Teles de Carvalho Cunha, criou na página da Ong Virtual Avaaz.org uma petição contra o Manejo Florestal Madeireiro na Reserva Extrativista Chico Mendes. A petição da sindicalista diz o que segue:

“O meu nome é DERCY TELES DE CARVALHO CUNHA, sou Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, e desde de 2006, quando assumimos a presidência do Sindicato, que estamos luta contra o projeto do governo do Estado do Acre e as Empresas Madeiras, que sob a batuta do desenvolvimento sustentável planejaram a exploração madeira na RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES para exportação. Como compreendemos que na lógica do capital não existe sustentabilidade, resolvemos pedir apoio a conceituada comunidade da Avaaz para que nos ajude nessa batalha de salvar a RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES DA SANHA DO CAPITALISMO VESTIDO DE CAPITALISMO VERDE”.

Mas, quem é a Avaaz?

Avaaz, que significa "voz" em várias línguas europeias, do oriente médio e asiáticas, foi lançada em 2007 sob a suposta missão democrática de mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem.

Operando em 15 línguas por uma equipe profissional em quatro continentes e voluntários de todo o planeta, a comunidade Avaaz se mobiliza assinando petições, financiando campanhas de anúncios, enviando e-mails e telefonando para governos, organizando protestos e eventos nas ruas.

Desde 2007 os membros da Avaaz já fizeram mais de 32 milhões de ações, doaram mais de $15 milhões pela internet, organizaram mais de 10.000 manifestações, ganharam diversas vitórias significativas, entre elas a criação da maior área de preservação marítima do mundo, a manutenção das proibições da caça às baleias e do comércio de marfim, a promulgação de enérgicas leis florestais e de anticorrupção no Brasil e a mudança de políticas estatais sobre mudanças climáticas no Japão, Alemanha e Canadá.

As doações feitas ao grupo pela internet são rodeadas de suspeitas de fraude. Leia mais sobre o assunto no blog Defensores da Natureza.

Quanto à petição de Dercy Teles contra a exploração de madeira na Reserva Extrativista Chico Mendes, o assunto é um dos mais polêmicos da atualidade e deve continuar sendo tema de muitas discussões e debates acirrados.

O blog está aberto a opiniões.

Nenhum comentário: