segunda-feira, 30 de julho de 2012

"Falhas pontuais"

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC – constatou em São Paulo um fato que ocorre em todo o país, inclusive em Xapuri. As instituições bancárias dificultam a contratação de pacotes de serviços gratuitos pelos seus clientes. Os bancos, é claro, negam a esperteza.

Desde o ano de 2008, os clientes bancários têm direito ao pacote gratuito estabelecido pelo Banco Central que inclui quatro saques (no caixa do banco ou nos caixas eletrônicos), duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos do mês anterior, um extrato anual e dez folhas de cheque.

O Idec fez a pesquisa em agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander. Os pesquisadores pediram que suas contas correntes fossem alteradas para contas de serviços essenciais. Alguns funcionários, segundo o instituto, não tinham conhecimento desse direito e outros se negaram a fazer a conversão. Os bancos creditam o resultado do teste a “falhas pontuais”.

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