quarta-feira, 4 de julho de 2012

Personalidade empreendedora

O professor xapuriense Carlos Estevão Castelo comenta o post “Exemplo que vem do Sul”, sobre o trabalho do paranaense Alexandre Carvalho (foto), que desenvolve um sistema de sucesso no cultivo protegido de hortaliças em Xapuri.

DSC00439

Esse paranaense parece ser o que a literatura chama de PERSONALIDADE EMPREENDEDORA.

Vejamos:

SABE FAREJAR UMA OPORTUNIDADE E POSSUI INICIATIVA

“...depois de largar o emprego que tinha em Ariquemes-RO, no ramo da pecuária...Aqui, resolveu investir na horticultura depois de verificar que as pessoas da cidade haviam perdido o hábito de consumir hortaliças e que estas, quando encontradas nos mercados, eram de má qualidade e custavam caro...

DEDICA-SE PESSOALMENTE A BUSCAR INFORMAÇÕES

“...Dono de uma área de 10 hectares nas cercanias de Xapuri, Alexandre começou a produzir hortaliças de maneira protegida, realizando testes e buscando informações na internet...”

“…leu e releu projetos acadêmicos sobre o assunto e construiu as primeiras estufas para o cultivo de hortaliças...”

“...pretendia participar da 19ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – realizada nos dias 20, 21 e 22 de junho passado, na cidade de Holambra-SP, mas a falta de recursos para custear as passagens adiou objetivo de estar em uma exposição tão importante...”

É EXIGENTE POR QUALIDADE

“... mostrando que é possível se obter um produto com qualidade através de determinadas regras e com quase nenhum agrotóxico..."

UTILIZA PESSOAS CHAVES PARA ALCANÇAR OBJETIVOS

“...Com a ajuda da esposa, se aprofundou nas pesquisas...”

SABE SE LIVRAR DAS INFLUÊNCIAS NEFASTAS DAS OUTRAS PESSOAS, PORQUE POSSUI METAS CLARAS

“...Muita gente duvidou do futuro do empreendimento, mas quem visita o lugar na atualidade confirma que é possível sim, produzir verduras em escala comercial no Acre...”

AGE DIANTE DE OBSTÁCULOS SIGNIFICATIVOS E NÃO DESISTE DIANTE DOS RESULTADOS INICIAIS NÃO ANIMADORES (PERSISTÊNCIA)

“...No começo foi difícil. Ficamos quase um ano plantando e arrancando do chão alface sem nenhuma qualidade. A gente via que não tinha condição para ser vendida no mercado. Ouvi de muita gente que estava ficando louco, jogando dinheiro fora porque no Acre seria impossível viver da produção de hortaliças...”

CONSULTA ESPECIALISTAS PARA OBTER COLABORAÇÃO

“...Com o apoio da Seaprof na elaboração de um projeto apresentado ao Pronaf, Alexandre Carvalho conseguiu acessar recursos para a construção das duas maiores estufas que possui em sua propriedade...”

QUESTÕES PARA REFLEXÕES:

Os xapurienses nativos poderiam se comportar dessa maneira par obter resultados, para eles e para a sociedade?

Estariam os xapurienses acomodados, esperando que o setor público resolva tudo?

Comportamentos como os desse sujeito social seriam relevantes para mudar o atual “estado de coisas” no município? Que atualmente sobrevive das transferências federais e estaduais.

Carlos Estevão Castelo é doutorando em História Social na USP. Por certo período, estudou comportamentos empreendedores na UFSC.

Um comentário:

Marcos Pereira disse...

visite o blog do empreendedor http://consultormei.blogspot.com.br/ e tenha mais informações