quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bairro da Cageacre

DSC00463

O nome vem da proximidade com a sede da antiga Companhia de Armazéns e Entrepostos do Acre. Quando alguém perguntava o endereço de qualquer morador daquela povoação que se formou a certa distância do centro de Xapuri, a resposta era uma só: “moro na Cageacre”.

Quando os primeiros moradores chegaram ao local onde hoje se situa o bairro, há mais de 40 anos, encontraram uma área totalmente isolada, sem qualquer via de acesso ou serviço essencial oferecido pelo poder público, que por décadas ignorou a existência da comunidade.

Essa realidade se manteve praticamente a mesma até a chegada do programa Ruas do Povo, do governo do Estado, que nesta quinta-feira (12) entrega, junto com a prefeitura de Xapuri, todas as ruas do bairro completamente asfaltadas, com rede de água tratada e iluminação pública.

O comerciante Damião Menezes, 52, o morador mais antigo do bairro, conta que a falta de ruas em condições de tráfego e a inexistência de rede de água tratada e iluminação pública sempre foram os principais problemas dos moradores daquela região da cidade.

DSC00470

“A falta de água era o pior problema, mas a situação das ruas fazia a gente ter vergonha de morar aqui. Além da lama, que era muita, a gente vivia na escuridão. Não havia nenhuma iluminação pública e muito menos esperança de que as coisas melhorassem”, diz.

O funcionário público Antônio Ribeiro do Nascimento, 68, e o aposentado Marcílio Alves dos Santos, 82, são vizinhos há 35 anos no bairro Cageacre. Segundo a opinião dos dois amigos, o bairro era um dos piores lugares de Xapuri para se viver.

“Nosso bairro era o pior lugar de Xapuri. Só morava aqui quem não tinha condição de comprar uma casa ou um terreno mais perto da cidade. Agora, com a chegada do asfalto e da água encanada, todo mundo quer comprar terreno aqui”, afirma Antônio Ribeiro.

DSC00461

“Eu quase não saía de casa durante o inverno, porque com a minha idade tinha dificuldade de andar pelas ruas cheias de lama e buracos. Agora, possa dar a minha caminhada todas as manhãs porque as ruas ficaram muito boas depois que o asfalto ficou pronto”, diz Marcílio.

No total, o governador Tião Viana entregará nesta quinta-feira, em Xapuri, a partir das 9 horas da manhã, mais 16 ruas pavimentadas em asfalto e com saneamento integrado.

Além do bairro Cageacre, que receberá as ruas da Fraternidade, da Paz, da Esperança, do Sossego, da Alegria, da Harmonia, da Prosperidade, da Amizade, da Concórdia e da Felicidade, o bairro do Aeroporto também receberá do governador as ruas Maria Campos, Beatriz S. Santos, Evaristo da Silva, Nova Vida, Sadala Koury e Travessa da Marcenaria, perfazendo um total de 2.246 metros de vias pavimentadas em asfalto.

De Xapuri, o governador Tião Viana seguirá para os municípios de Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, onde também faz a entrega, ainda na quinta-feira, de mais obras do programa Ruas do Povo. Na sexta-feira (13), será a vez dos municípios de Senador Guiomard e Capixaba receberem o governo com a mesma agenda de inaugurações.

Nenhum comentário: