terça-feira, 24 de julho de 2012

Polo Industrial de Xapuri

Projeto do governo promete alavancar setor moveleiro do município

P7230071

O sonho de concentrar todos os marceneiros de Xapuri em um mesmo local é antigo. Remonta à época do primeiro mandato do ex-prefeito Júlio Barbosa de Aquino (PT), que chegou a ser agraciado, no ano de 2002, com o Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo SEBRAE, com o projeto Exploração Sustentável da Floresta, através do Polo Moveleiro da cidade.

A demora na emissão das licenças para a ampliação dos planos de manejo florestal comunitário, base do fornecimento de matéria-prima para o empreendimento, entre outros fatores, impediu que o projeto original do Polo Moveleiro de Xapuri avançasse a ponto de concretizar a concentração de todos os profissionais marceneiros da cidade no Polo Industrial do município.

Dez anos depois, o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), começa a dar mais um passo rumo à consolidação do Polo Industrial de Xapuri. Uma obra orçada em mais de R$ 1,3 milhões vai construir 7 galpões de 15 metros de largura por 20 de comprimento para acomodar todos os marceneiros da cidade, que atualmente desenvolvem suas atividades em fundos de quintal, o que está em desacordo com a legislação ambiental.

No mês de novembro do ano passado, governo do Estado assumiu, através da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), um compromisso com o Ministério Público do Meio Ambiente para regularizar a situação de todos os moveleiros do Acre. O prazo do MP para que isso aconteça é de 24 meses a partir da assinatura do termo, mas o governo garantiu que, em tempo bastante inferior, o Polo Moveleiro de Xapuri e dos demais municípios estarão funcionando dentro de todas as exigências legais.

As vantagens do acordo firmado entre o governo, MP e marceneiros começaram pela isenção, por parte do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), das taxas para o licenciamento das marcenarias, o que significa que os profissionais não tirarão nenhum dinheiro do bolso para legalizar os seus negócios. Em segundo lugar, o governo do Estado se compromete em fazer um pacto com a fábrica de pisos, que voltará a funcionar dentro de alguns dias, para que se torne a principal base de fornecimento de matéria-prima para as marcenarias de Xapuri.

Já a partir do mês de dezembro do ano passado, o governo passou a desenvolver um processo de compras governamentais, através das diversas secretarias de Estado, pelo qual todas as aquisições de mobiliário serão feitas junto às marcenarias de todo o Acre.

A previsão do secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Edvaldo Magalhães, é de que até o fim deste ano todos os marceneiros de Xapuri estejam devidamente estabelecidos no Polo Industrial do município.

“O governo vai fazer os investimentos e nós teremos em breve o verdadeiro Polo Moveleiro de Xapuri efetivamente funcionando, oferecendo serviços à população e gerando renda para as famílias que vivem desse ofício”.

Renato Farias, representante da Sedens em Xapuri, explica que, diferentemente da primeira experiência do Polo Moveleiro, o governo está oferecendo aos marceneiros, além da estrutura básica para que eles efetivamente se estabeleçam no Polo Industrial, o acesso a linhas de financiamentos para os negócios através de acordos com as instituições financeiras.

“Além dos galpões, o governo estará proporcionando as condições para que esses profissionais sejam reconhecidos pelas instituições financeiras como empresários aptos a tomar empréstimos para investir na melhoria das condições de produção e trabalho”.

Usina de Beneficiamento de Castanha Chico Mendes

P7230091

A intenção do governo do Estado é revitalizar o Polo Industrial de Xapuri, abrindo espaço e proporcionando condições para que outras empresas de práticas sustentáveis se estabeleçam no município. Um exemplo disso é a Usina de Beneficiamento de Castanha Chico Mendes, gerenciada pela Cooperativa Central de Comercialização de Produtos Florestais (Cooperacre), que na próxima sexta-feira (27) será inaugurada na área do Polo.

Nenhum comentário: