terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Washington Aquino critica Samu

Woshigton-Aquino-2

O jornalista Washington Aquino, apresentador do programa Gente em Debate, da Rádio Difusora Acreana, criticou, nesta terça-feira, 15, a morosidade do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia. Segundo Aquino, o socorro está demorando até 15 horas para atender um chamado na fronteira.

“Quer dizer que se for um caso grave, o sujeito morre e quando o Samu chegar lá já tá marcada a missa de sétimo dia”. Então é bom que as pessoas na fronteira que gerenciam a parte de saúde abram o olho porque se alguém morre na omissão de socorro ou na falta de socorro pode a família até mover um processo contra o estado, mas principalmente contra a pessoa responsável pelo serviço que não é prestado com qualidade”, alertou o radialista.

Washington Aquino afirmou também que os municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri são atendidos por apenas uma viatura do Samu. Averiguei a situação junto a um funcionário da Saúde e a informação que obtive é de que a regional do Alto Acre é atendida por três unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Uma em Assis Brasil, uma que atende Brasileia e Epitaciolândia e outra em Xapuri.

O que tem ocorrido frequentemente é que quando uma viatura do Samu apresenta problemas a do município vizinho é acionada em caso de emergência. Quando isso acontece, uma das populações fica desassistida e é obrigada a esperar muito até que o socorro chegue. Então fica claro que o problema está na falta de viaturas, sem contar a má condição de manutenção das que existem, fazendo com que as panes sejam constantes.

De acordo com o que noticiou o site Ac24horas em setembro do ano passado, a secretária estadual de Saúde do Acre, Suely Melo, baixou portaria em que pediu investigação sobre a responsabilidade de manutenção das viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no interior do estado, tendo em vista denúncias de que os veículos encontravam-se em péssimo estado de uso e até mesmo com os pneus carecas.

À época, a secretária pediu à  Divisão de Transportes de sua pasta um relatório de investigação e providências urgentes, acerca da qualidade e garantia dos pneus fornecidos para as ambulâncias do SAMU. Suely Melo, determinou a instauração de sindicância para apurar responsabilidade de servidores que, no exercício da função pública, deram ensejo aos fatos noticiados.

Em Xapuri, em meados do ano passado, uma viatura do Samu perdeu uma roda durante uma viagem, não acontecendo uma tragédia em razão da baixa velocidade em que o veículo trafegava e da perícia do motorista que manteve a calma e conseguiu parar o carro em segurança. O mesmo não aconteceu em outro episódio, quando uma técnica em enfermagem perdeu a vida em um acidente causado pelo estouro de um pneu de uma ambulância do Samu.

Nenhum comentário: