terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Falha de comunicação

Marcinho Miranda

O prefeito Marcinho Miranda cometeu um equívoco, durante uma entrevista à Rádio Educadora de Xapuri, ao omitir que o atendimento médico que será realizado no próximo sábado (19), no Centro de Saúde Félix Bestene Neto, com alvo na população masculina da faixa etária dos 19 aos 59 anos, será levado a efeito numa parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde.

De acordo com as informações prestadas pelo prefeito, o atendimento seria uma iniciativa do município sem a participação do governo. Como a Secretaria Estadual de Saúde também fazia a divulgação do atendimento através da Agência de Notícias do Acre, logo o lapso foi cobrado por internautas mais atentos através das redes sociais.

Na verdade, o atendimento será realizado  pela equipe do programa Saúde do Homem, que faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, desenvolvida em parceria entre gestores dos SUS, sociedades científicas, sociedade civil organizada, pesquisadores, acadêmicos e agências de cooperação internacional.

O que ocorreu foi uma enorme falha de comunicação entre o prefeito e a secretaria de Saúde, uma vez que a divulgação encaminhada pela pasta à emissora de rádio local estava correta quanto ao crédito feito ao programa Saúde do Homem, uma política pública do governo federal, através do Ministério da Saúde, que tem como parceiros os estados e municípios.

Um dos profissionais que atenderá em Xapuri é o urologista Mauro Trindade, coordenador do programa no Acre. Segundo ele, os homens são as maiores vítimas de doenças do coração, câncer, colesterol alto, diabetes, pressão alta e obesidade porque evitam serviços de saúde e são mais descuidados do que as mulheres.

“Eles não seguem os tratamentos, têm medo de descobrir as doenças e acham que nunca vão adoecer”, diz ele acrescentando que a expectativa é de atender cerca de 200 pacientes com consultas e exames de toque retal nessa ação. A equipe do programa é composta também pelos médicos Fernando de Assis, urologista, e pelo geriatra e secretário de Saúde de Xapuri, Warley Guerra, além da técnica em enfermagem Maria do Carmo.

Na oportunidade, a área técnica de DST Aids irá realizar também uma capacitação nos dias 15 e 16 de janeiro, direcionada aos técnicos e enfermeiros do município para que possam realizar o diagnóstico precoce do vírus HIV e de hepatites B e C.

A propósito, conversei na tarde desta terça-feira (15) com o secretário municipal de Saúde, Warley Guerra. Ele estava em Rio Branco aguardando o prefeito Marcinho Miranda para uma reunião com a secretária estadual de Saúde, Suely Melo, para discutir a continuidade da parceria mantinha, até o fim do ano passado, profissionais do estado atuando na rede municipal de saúde.

Nenhum comentário: