quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Enfim, a discordância

É surgida a segunda polêmica do ano no âmbito da política local – a primeira foi a eleição da mesa diretora da Câmara de Xapuri, que varreu o Partido dos Trabalhadores do comando da Casa. E há quem diga que a segunda tem – de alguma maneira - relação direta com a primeira.

Então, vamos a ela. O ex-prefeito Bira Vasconcelos inovou, há quatro anos, e padronizou os espaços cedidos aos tradicionais marreteiros sob tendas de lona que depois de alguma resistência caiu no gosto popular. Organizou, embelezou e batizou de “Shopping Popular”.

A intenção de Marcinho Miranda, o novo mandatário do município, ao que tudo indica, era a de manter o mesmo padrão criado por seu antecessor. Tentou junto ao governo do Estado o apoio para bancar as tendas, mas não conseguiu resposta positiva. E a negativa se transformou em acusações de retaliação por parte do governo.

Comedido, o prefeito Marcinho Miranda não reclama, pelo menos publicamente, de qualquer problema com o governo estadual, com quem já explicitou que pretende estabelecer parcerias em diversas áreas de sua administração.

Mas o vereador Rivando Mota (PSDB), o mais votado nas últimas eleições, não escondeu sua indignação com uma suposta retaliação do PT por haver perdido a disputa pela prefeitura e pela presidência da Câmara na eleição da Mesa Diretora.

“O problema é que eles não sabem perder e querem que o povo fique a mercê da incompetência deles. Mas tenho certeza que eles sabem que Xapuri faz parte do Acre e do Brasil. Cadê a democracia? Dá licença!”, postou Rivando Mota no Facebook.

A exemplo do vereador tucano, outros partidários do atual prefeito insinuam que membros do PT de Xapuri de interferiram na disposição do governo de Tião Viana em ajudar o município. O partido da estrela vermelha não aceita as insinuações, mas declarou, através do líder da bancada, Chiquinho Barbosa, oposição ferrenha à administração do PSDB.

E a razão para esse clima, digamos, hostil que estabeleceu logo no início da nova gestão foi justamente o desfecho da eleição da mesa diretora, que os petistas creditam a cooptação do vereador Gessi Capelão (PSB) pelo grupo de Marcinho Miranda.

O resultado é que o PT foi banido da composição da direção política da Câmara, sendo o único dos partidos que elegeram vereadores a não galgar nenhum cargo na mesa diretora. O subproduto desse desfecho é uma situação que há muito tempo não era vista naquela Casa: discordância, o que deve findar por ser positivo no conjunto da obra.

Dedicada nas últimas décadas ao proselitismo e ao fisiologismo, a Câmara de Xapuri terminou por perder a sua mais forte razão de ser: um palco de debates, onde ideias convergentes ou divergentes devem pender sempre para o interesse da coletividade e não para o bem estar daqueles que compõem a esfera do poder municipal.

Um comentário:

Carlos Augusto disse...

É Raimari,
Até que enfim alguns vereadores descobriram qual é o seu papel na casa Mirin, fico perpelexo com os vereadores da situação, eles tem q entenderem que a política é isso, ou eles acham que a super máquina do governo vai da peitinho na boca do marcinho... Meu amigo de agora pra frente o pescoço é canela pros petistas com relação a administração de marcinho. Vão fazer a mesma coisa que fizeram com Vanderley Viana, vão sufocar o marcinho igual a uma sucuri faz com suas prezas. A situação tem que entender que o PT, só sabe fazer de bom na vida criticar os outros, foi assim que eles conseguiram chegar ao poder. E não vai dessa vez que eles irão mudar, pode ter certeza e ainda com o chiquinho na cabeça. Se não aguentar bebe leite...kkkkk